Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/09/2021
Cofen abre 23º CBCENF de olho no futuro da Enfermagem


Foi realizada na noite desta segunda-feira, 27 de setembro, a abertura da 23ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), no CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis (SC). Em um momento histórico para a categoria, no instante em que a discussão política sobre a criação de um Piso Salarial justo e de uma jornada de trabalho digna para a Enfermagem avança e atinge consensos no Congresso Nacional, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) deu início às atividades para discutir as novas tendências da profissão, promover o desenvolvimento científico, social, político e econômico da ciência do cuidado no Brasil e consolidar o evento como um dos maiores congressos científicos do mundo e como o maior do segmento na América Latina. 

“Daremos uma vasta contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão em Enfermagem. Os eixos temáticos abordados darão o caminho para empoderar cada vez mais a nossa profissão, que soube corresponder aos anseios nacionais diante da maior crise de saúde pública da nossa história. Assim como a categoria, os Conselhos de Enfermagem não se acovardaram na defesa da ciência e no combate ao negacionismo. Não por acaso, a Enfermagem brasileira é reconhecida no mundo inteiro por sua expertise e competência. Portanto, merecemos o respeito das autoridades, para que possamos continuar no front, salvando vidas com um salário justo e uma jornada decente. Não fugiremos à luta, não recuaremos na defesa das nobres causas da profissão”, declarou a presidente do Cofen, Betânia Santos, na abertura dos trabalhos.

Os números deste ano impressionam. De 27 a 30 de setembro, serão apresentados 15 cursos, 80 palestras e mais de 1 mil trabalhos científicos, tudo em tempo real, para 25.653 profissionais e estudantes inscritas(os) no evento, público quatro vezes maior do que o registrado na última edição. Aproximadamente 600 organizadoras(es), palestrantes, facilitadoras(es) e membros dos Conselhos de Enfermagem acompanham o evento presencialmente, dentro de rigorosos protocolos de segurança, vacinadas(os) e mediante apresentação de teste PCR de antígeno para Covid19, com fornecimento e uso obrigatório de máscaras e manutenção do distanciamento social mínimo de dois metros.

No ato de abertura do 23º CBCENF, o público prestou um minuto de silêncio em respeito à memória dos 865 profissionais de Enfermagem que já perderam a vida para a Covid19 no Brasil, momento puxado pela ouvidora do Coren-RS, enfermeira Juliana Neves, ao tocar um sino. “Aos que tombaram, nossa homenagem, nosso pesar, e aos que continuam na luta e na labuta, nosso agradecimento e nosso orgulho por continuarem na linha de frente. Aos 595 mil brasileiros que perderam a vida, assim como meu pai e minha mãe perderam suas vidas para o novo Coronavírus, o nosso imenso respeito e consideração. Não é fácil para aqueles que perderam seus entes queridos. Principalmente, sabendo que se tivessem feito a compra de vacinas como sempre foi, na história exitosa do PNI brasileiro, sem propinas e sem acertos não republicanos, seguramente, muitos dos nossos ainda estariam aqui conosco”, homenageou o presidente do Coren-SC e anfitrião do evento, Gelson Albuquerque.

“Estamos vivendo o ano que não terminou. Se o Governo Federal e o Ministério da Saúde tivessem tomado medidas tão acertadas quanto os Conselhos de Enfermagem, certamente, não chegaríamos a 600 mil mortos por Covid19 no Brasil. Por causa de omissões, de decisões equivocadas e do negacionismo verificado nas mais altas autoridades da república, continuamos em situação duríssima. Por outro lado, vivemos no mundo em que a ciência conseguiu produzir um verdadeiro milagre, que foi descobrir e produzir vacinas contra o novo Coronavírus em menos de um ano. É o exemplo da ciência que vamos seguir, para driblar as adversidades e fazer o maior congresso de nossa história, de forma híbrida e segura”, discursou o presidente do Coren-RO, Manoel Néri, representando os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem.

O secretário estadual de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, deu as boas-vindas às(aos) profissionais de Enfermagem de todo o país, em nome do governador catarinense Carlos Moyses. “Em um evento tão bonito, grandioso e organizado, que temos a honra de receber em nosso estado, conseguimos ver transparecer a tristeza e o luto, mas também vemos renascer a esperança e a superação nos olhos de vocês. A pandemia nos ensinou a trabalhar em equipe e precisamos avançar. Nossa missão é ajudar o máximo possível de pessoas sempre. Vocês podem contar com o nosso apoio e o nosso empenho junto às autoridades federais em defesa de Piso Salarial e da Jornada de 30 horas para a Enfermagem”, pontuou.

Durante a abertura do 23º CBCENF, aconteceu o lançamento oficial do aplicativo CofenPlay. “É uma multiplataforma com conteúdos exclusivos e gratuitos para profissionais de Enfermagem. Tem tudo: livros, cursos, vídeos, séries, jornais, revistas, clube de benefícios, acesso direto à ouvidoria do Cofen, leis, resoluções, serviços online, editais de mestrado e muito mais. É um produto inédito, uma revolução digital sem precedentes, que vai mudar o rumo da Enfermagem”, explica o coordenador de comunciação do Cofen, Neyson Freire. O app está disponível para download nas principais lojas de aplicativos. Para saber mais, acesse: cofenplay.com.br.

A abertura oficial do evento contou com a apresentação cultural do grupo folclórico Tropeiros do Litoral e foi encerrada com a palestra “O tempo, a resistência e a superação: construindo novos daminhos”, que foi conduzida pelo psicólogo, professor e consultor Rossandro Klinjey.

Acompanhe a programação do 23º CBCENF em www.23cbcenf.com.br.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS