Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/10/2021
Pesquisa busca mapear assistência de Enfermagem a indígenas



A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural, instituída pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pela Portaria nº 281, de 13 de abril de 2021, elaborou uma pesquisa que visa identificar dificuldades técnicas, éticas e normativas da assistência de Enfermagem prestada pelas(os) profissionais do país à população indígena. A coleta de dados será utilizada para a elaboração de uma minuta de resolução para normatizar a atenção de Enfermagem em saúde indígena.

Devido ao cenário atual da Enfermagem e, em conformidade com a Portaria MS/GM nº 254/2002, que trata da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas, a qual insere integralmente a(o) profissional de Enfermagem nos processos assistenciais e de planejamento das ações de saúde dos povos indígenas, resulta na necessidade de criação de uma normativa específica para a área.

“O amparo legal na atuação destes profissionais dará mais segurança ao trabalho que realizam, desde a atenção primária até a secundária e a terciária, uma vez que a população indígena utiliza todos os níveis de atenção em saúde e a Enfermagem está inserida em todos eles”, afirma Paulo Murilo, coordenador da comissão. Segundo ele, a atuação coerente e responsável dos profissionais inclui a compreensão das especificidades de cada grupo.

A enquete é breve e ficará disponível para todos os profissionais de Enfermagem do país que atuam no contexto da saúde indígena. Basta CLICAR AQUI e participar.

Sobre a comissão – Tem o objetivo de assessorar o Plenário do Cofen na elaboração de estudos e apresentação de ações, propostas, estudos e pareceres relativos às questões relacionadas com profissionais de saúde de comunidades tradicionais pelos grupos identificados (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos e extrativistas), LGBTQIA+ e imigrantes.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/08/2022
Coren-RS realiza reunião de capacitação com profissionais do Hospital Universitário de Pelotas


16/08/2022
OMS e OPAS divulgam manual sobre manejo clínico para varíola dos macacos: acesse aqui


15/08/2022
Tire suas dúvidas sobre o Piso Salarial da Enfermagem


15/08/2022
Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS participa de capacitação interna


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS