Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/10/2021
Coren-RS e Enfermagem do HCPA debatem sobre protocolos relacionados a diabetes e hipertensão



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou, em 22 de outubro, de reunião online com a equipe de Enfermagem que atua nos cuidados a pacientes com diabetes e hipertensão no ambulatório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). No encontro foram abordados detalhes dos protocolos no atendimento a essas(es) pacientes na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB).

A enfermeira Janilce Dorneles de Quadros representou o Coren-RS – ela atua na Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e faz parte da Comissão de Protocolos de Enfermagem da APS/AB do Conselho. Em fevereiro deste ano, a Comissão lançou o Protocolo de Enfermagem na APS/AB – Hipertensão e Diabetes (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI).

Na reunião com o HCPA, Janilce falou sobre a importância do cumprimento dos protocolos: “Na construção dos protocolos usamos as últimas evidências científicas publicadas. Isso faz com que a Enfermagem se sinta mais segura e respaldada para atuar”. Ela destacou, ainda, a legislação relativa à categoria, como a lei nº 7.498/1986, do exercício profissional.

A enfermeira Carla Rodrigues, colega de Janilce na SES/RS, foi a convidada especial do encontro. Ela detalhou pontos do protocolo, como a solicitação de exames (tanto para a obtenção de diagnóstico como para o acompanhamento das(os) pacientes), e outras condutas.

Saiba mais sobre os protocolos de Enfermagem
A utilização de protocolos de Enfermagem está inserida em um contexto internacional para o aumento da resolutividade da atuação da(o) enfermeira(o) pautada nas práticas avançadas em Enfermagem. Nesta perspectiva, o Coren-RS instituiu em 2019, por meio da Decisão nº 85/2019, o regramento da Comissão de Protocolos de Enfermagem da APS/AB, com a finalidade de construir e implementar protocolos para o RS.

O Protocolo de Enfermagem na APS/AB – Hipertensão e Diabetes integra o grupo de publicações do Conselho para orientação das consultas de Enfermagem e visa abordar condutas e orientações técnicas para a prática de Enfermagem. O Coren-RS ressalta a necessidade de considerar para além de suas diretrizes as especificidades locorregionais, bem como as singularidades de cada usuária(o) para a tomada de decisão. O conteúdo poderá ser assumido na íntegra ou adaptado às diferentes realidades municipais, configurando-se como protocolo institucional.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Paulo Costa
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS