Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

09/11/2021
Coren-RS, Cofen e Sergs participam de aula para acadêmicas(os) de Enfermagem da UFRGS


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira e técnica de Enfermagem Úrsula Stüker, participou na quinta-feira, 04 de novembro, de uma aula da disciplina Cuidado em Enfermagem na Saúde Coletiva I, ministrada pela professora Mariana Timmers dos Santos, da graduação em Enfermagem da UFRGS. Participaram, também, o enfermeiro Daniel Menezes de Souza, ex-presidente do Coren-RS (2015-2017/ 2018-2020) e atual conselheiro federal, representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); e a enfermeira Carolina Baltar Day, diretora de Comunicação do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs).

O objetivo da aula, que ocorreu de forma remota, foi conversar com as(os) alunas(os) sobre as competências das entidades representativas da Enfermagem – conselho profissional, sindicatos e associações. Em sua fala, Úrsula destacou que, nos últimos anos, o Coren-RS está num movimento de aproximação efetiva com a categoria. “Antigamente, havia a ideia de que o Conselho existia apenas para punir. Com uma série de mudanças positivas acontecendo, agora o Coren é, de fato, um suporte para a Enfermagem, para que os profissionais se sintam respaldados e atuem da melhor maneira”, disse.

Úrsula frisou, ainda, a importância dos registros de Enfermagem; do trabalho em equipe; e de a categoria se posicionar nas lutas feminista e antirracista – conforme a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (2013 – Fiocruz/Cofen), no país, 85% das profissionais são mulheres e, dos 100%, 53% se declaram pretas(os) ou pardas(os).

Daniel, por sua vez, deu destaque à legislação do Sistema Cofen/Corens e às lutas da Enfermagem, como o piso salarial e a jornada de 30 horas – cujos Projetos de Lei (PLs) tramitam no Congresso. Carolina falou sobre como suas vivências profissionais foram definidoras na sua sindicalização e enfatizou que a Enfermagem tem que se posicionar sempre que necessário.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

10/08/2022
Diretoria do Coren-RS recebe vereadora de Panambi


10/08/2022
Inscritas(os) em débito receberão aviso de protesto cartorial: saiba o que é e como pagar


09/08/2022
Fórum Nacional de Enfermagem lança manifesto de trabalhadoras(es)


09/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação do serviço de transmissão online de evento


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS