Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/12/2021
Coren-RS participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o PL 2564, do Piso Salarial


A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, esteve na quarta-feira, 08 de dezembro, em Brasília (DF), para acompanhar a audiência pública que discutiu o Piso Salarial nacional de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem, promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Representantes da maior categoria profissional da saúde marcaram presença e pediram a aprovação urgente do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, já aprovado no Senado em novembro. O piso salarial das(os) enfermeiras(os) deve ser fixado em R$ 4.750, técnicas(os) deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de acordo com emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Representando o sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)/ Conselhos Regionais (Corens), o presidente do Coren-RO, Manoel Neri, denunciou falta de vontade política na morosidade com que o Congresso Nacional historicamente tratou das propostas legislativas que tenham como matéria o interesse da Enfermagem. “Sabemos do problema dos impasses financeiros. Mas sabemos também do subfinanciamento crônico do SUS, principalmente pela falta de financiamento da união, pela correção das tabelas do SUS, que há anos não são corrigidas. Falta vontade política para garantir um piso minimamente decente, para que o profissional tenha mais tempo para cuidar da sua saúde”, disse.

O presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro, lembrou o tamanho imenso da categoria. “Somos maiores que a construção civil, maiores que a agricultura”, dimensionou. Representantes de entidades da saúde, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, marcaram presença na audiência pública e chamaram atenção para as dificuldades orçamentárias de honrar o a obrigação financeira do pagamento do piso.

Tramitação
A audiência pública foi sugerida pelo presidente da comissão, deputado Luiz Antônio Teixeira (PP-RJ), e pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), única enfermeira eleita para a Câmara dos Deputados. Carmen lembrou que 869 profissionais da Enfermagem morreram na pandemia e suas famílias ainda aguardam indenização. “Com a pandemia, ficou evidente, mais do que nunca, a importância da Enfermagem para o funcionamento SUS”, disse.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Projeto de Lei 2564/2020 será analisado por quatro comissões antes de seguir para o plenário. O anúncio foi feito após reunião com os líderes partidários.

Falaram a favor do PL 2564/20 nessa audiência os deputados Célio Studart (PV-CE), Túlio Gadêlha (PDT-PE), Mauro Nazif (PSB-RO), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Paulo Guedes (PT-MG), Vivi Reis (PSOL-PA) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Gadêlha afirmou que é necessária a mobilização constante. “O sistema se desenha para cansar a Enfermagem, precisamos de mobilização constante das redes sociais”, declarou o parlamentar.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS