Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/01/2022
Projeto Hora do Colinho e cuidados com recém-nascidos foram tema de live do Coren-RS



A live do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizada nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, trouxe como tema o projeto Hora do Colinho. A iniciativa da enfermeira Mariluce Ribeiro Sá, sanitarista e especialista em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, consiste em que as(os) profissionais deem o próprio colo para acalmar as(os) bebês recém-nascidos, juntamente com um trabalho quantitativo, de pesquisa. Além de Mariluce, participaram da live a enfermeira Fabiana Righes Crivellaro, pós-graduada em Neonatologia e atualmente assistente de coordenação da UTI/UCI Neonatal do Hospital Criança Conceição, de Porto Alegre, e presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider. A live, na íntegra, pode ser conferida CLICANDO AQUI.

O projeto Hora do Colinho vem a partir de uma percepção de Mariluce, que trabalha como coordenadora do centro obstétrico da maternidade Frei Damião, em João Pessoa, na Paraíba. Com a pandemia da Covid19, ela notou que bebês isoladas(os) por estarem sem a presença das mães (internadas ou mesmo mortas pelo novo Coronavírus) choravam mais e ficavam muito irritadas(os) por conta da restrição de visitas. “Foi nesse sentido que pensei em dar meu próprio colo para acalmar as crianças. E essa iniciativa se tornou um projeto que, hoje, está sendo desenvolvido em muitas maternidades de todo o país”, contou Mariluce, que também é técnica de Enfermagem e membro da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Além do colinho, a medida promove a pesquisa, quantificando resultados. Foram constatadas que o projeto aumenta as horas de sono, melhora a alimentação das crianças e ainda reduz os dias de internação. “É uma iniciativa que ressalta o afeto e o carinho que é característico da Enfermagem. Precisamos enaltecer estas ações, valorizando o profissional da categoria, promovendo o amor e a pesquisa. Enfermagem é uma ciência”, ressaltou Rosangela.

A enfermeira Fabiana elogiou o projeto Hora do Colinho e relatou que, com a pandemia, colegas do Hospital Criança dão colo para acalmar as(os) bebês. Além disso, as mães afastadas de suas(seus) filhas(os) eram contatadas por vídeo-chamada, para que elas pudessem ver as crianças. Também foram liberados os acessos de familiares não positivados para Covid19 para dar colo e demais afetos às(aos) bebês. “Só quem trabalha com as crianças sabe disso, o quanto um simples toque faz diferença. E projetos como a Hora do Colinho precisam ser divulgados. A Enfermagem precisa mostrar seus feitos”, ponderou Fabiana.

Esta e todas as lives do Coren-RS ficam salvas no Facebook e no YouTube, podendo ser assistidas a qualquer momento. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/05/2022
Coren-RS lançará documentário no encerramento da Semana da Enfermagem 2022


19/05/2022
Semana da Enfermagem 2022: Coren-RS participa de eventos junto à categoria de 09 a 13 de maio


19/05/2022
Coren-RS participa de posses de comissões de ética de hospitais de Porto Alegre e Cachoeirinha


19/05/2022
Enfermagem é homenageada pela Assembleia Legislativa em Sessão Solene


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS