Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/02/2022
Enfermeira gaúcha ganha prêmio com pulseira para medir pressão de gestantes



Enfermeiras e estudantes de mestrado, Janaína (esquerda) e Flávia (direita) ficaram amigas e sócias

Duas enfermeiras chegaram na frente de concorrentes em outros campos de atuação profissional e venceram um concurso de empreendedorismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS). Com uma pulseira de aferição da pressão arterial para grávidas, a goiana Flávia Sales e a gaúcha Janaína Pinheiro venceram o prêmio Roser, que agracia projetos de pesquisa tecnológica voltados à solução de problemas práticos.

Com a experiência de gestante hipertensa pela qual Janaína passou, as colegas do chamado “Projeto Prisma” realizaram um levantamento de dados no objetivo de criar um produto que facilitasse o acompanhamento contínuo da doença, um importante fator de risco cardiovascular. Hipertensão arterial em grávidas é a causa de milhares de internações hospitalares por ano, com gastos milionários para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de importante causa de morte evitável.

“Sabemos que a hipertensão na gravidez é uma doença que pode ser silenciosa, gerar a pré-eclâmpsia, eclâmpsia e síndrome de HELLP, acarretando a morte materna e fetal ou sequelas, patologias que são as maiores causas de morte na gravidez”, explicou Flávia.

O resultado foi a pulseira, produto inovador voltado para a Rede Cegonha do SUS, que envia os números de pressão direto ao armazenamento na nuvem de dados para controle da equipe de Saúde. O projeto aguarda agora aprovação de financiamento mediante edital do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pulseira permite que a gestante fique no conforto de sua própria casa e receba por meio de aplicativo para celular as orientações, uma conveniência ainda mais especial na atual pandemia da Covid19.

E foi por conta também da quarentena para conter a doença respiratória que Goiás e Rio Grande do Sul acabaram mais próximos. O curso de Mestrado Profissional em Enfermagem, iniciado no ano de 2021, tinha a disciplina Tecnologias para o Cuidado em Saúde, ministrada pela internet, o que gerou a ideação do produto da pulseira, projeto orientado pela professora Priscila Lora. “Como estávamos em estado pandêmico, as aulas foram todas online. O que poderia ser algo negativo pelo distanciamento, não foi, foi uma aproximação, uma apoiou a outra”, declarou Janaína. Hoje, além de colegas e sócias, as duas, inclusive as respectivas famílias, se tornaram amigas.

Docente no mestrado em Enfermagem da Unisinos, o professor Joel Rolim Mancia destaca que o curso de pós-graduação é ministrado dentro do acordo entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “O produto pulseira de aferição é resultado das pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Enfermagem, da Unisinos, que prioriza a produção de materiais com fortes características voltadas para as necessidades de mercado. Este é um trabalho inserido em linhas de pesquisa do curso. Nosso mestrado também está vinculado ao convênio Capes/Cofen, no qual mantém o compromisso de contribuir para a Sistematização da Assistência de Enfermagem”, disse Mancia.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS