Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/02/2022
ROP do Cofen, realizada em Porto Alegre, se encerra após apreciação de 86 pautas


De 14 a 18 de fevereiro, foi realizada em Porto Alegre a 538ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A atividade foi feita no Hotel Plaza São Rafael, com a presença de conselheiras(os) federais e regionais. Ao todo, foram apreciados 72 assuntos que já estavam previstos para análise e outros 14 que foram incluídos durante o encontro, totalizando 86 pautas com decisões importantes para a categoria.

Entre as deliberações, as(os) conselheiras(os) aprovaram parecer da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa (CTEP) que rejeita as portarias nº 800, 801 e 802/2021 do Ministério da Educação, documentos que autorizam o curso superior de bacharelado em Enfermagem, à distância e presencial, em diversas instituições de ensino. O Plenário também aprovou parecer da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN) referente à necessidade do serviço de home care elaborar o cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem para os serviços relacionados a profissionais da categoria. O documento conclui que é de responsabilidade da(o) enfermeira(o) para estabelecer o dimensionamento que atenda necessidades e complexidades de cada paciente e demanda, independente do serviço em que está sendo atendido.

Na ROP, ainda foi aprovado o registro da Associação Brasileira de Enfermagem Aeroespacial (Abraero) junto ao Cofen, reconhecendo a entidade e a possibilidade de realizar a certificação para enfermeiras(os) de voo. Outro destaque foi a aprovação da prestação de contas do Coren-RS referente a 2020 (CLIQUE AQUI para saber mais).

Representantes do regional gaúcho acompanharam os cinco dias de ROP. A recepção de dirigentes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) às(aos) conselheiras(os) federais foi muito elogiada. “Foi uma semana maravilhosa que tivemos aqui, em que fomos muito bem acolhidos, com zelo, carinho, dedicação e amor”, ressaltou a presidente do Cofen, Betânia Santos. “Foi uma atividade com muita segurança, com todos os participantes devidamente testados contra a Covid19, seguindo todos os protocolos”, reforçou o conselheiro federal Gilney Guerra de Medeiros.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, salientou a intensa semana de trabalho na ROP. “Como conselheira federal que fui, sei do compromisso que temos como agentes de transformação para a Enfermagem brasileira. Ficamos muito orgulhosos da atividade sendo realizada em nosso Estado”, enfatizou. O conselheiro federal e ex-presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, destacou a importância de todas(os) as(os) envolvidas(os) na ROP, inclusive funcionárias(os) do regional gaúcho e a integração entre representantes do Cofen e a comunidade local. “Ficamos muito felizes em receber os conselheiros federais. Foi muito oportuno para estreitar laços. Eventos assim são essenciais”, disse.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/05/2024
SOS Chuvas: confira informações de empresas e outras instituições que podem te ajudar


20/05/2024
Câmara realiza sessão solene e audiência pública sobre a Enfermagem nesta terça-feira, 21


20/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS adia atividades da Semana da Enfermagem 2024


20/05/2024
Cofen vai participar de audiência pública da Câmara sobre PEC que vincula Piso da Enfermagem à jornada de 30 horas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS