Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/03/2022
Coren-RS e Secretaria da Saúde de Caxias do Sul tratam sobre Protocolos de Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, pela conselheira Sônia Regina Coradini e pela enfermeira fiscal Karine Langmantel Silveira, participou no dia 03 de março de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul. O encontro, solicitado pelo Coren-RS, teve como pauta principal os Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) no município.

As representantes do Conselho foram recebidas pela secretária de saúde, Daniele Meneguzzi; pela Responsável Técnica (RT) de Enfermagem do município, Silvana; e assessorias da pasta. Também estavam presentes, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), as enfermeiras e professoras Isabel de Melo e Daiane Vegoni.

O objetivo foi esclarecer qual a motivação da supressão e posterior alteração dos Protocolos de Enfermagem vigentes em Caxias. O Conselho ressaltou que esses protocolos foram avaliados e submetidos à Comissão de Protocolos de Enfermagem da APS/Atenção Básica-AB do Coren-RS.

A SMS esclareceu que “baseada em dados epidemiológicos considerou que há outras frentes de atuação das(os) enfermeiras(os) e que essa tinha sido a motivação inicial da revogação/alteração de alguns protocolos vigentes”.

O Coren-RS considera que a forma como foi encaminhada a alteração no processo de trabalho das(os) profissionais enfermeiras(os) feriu a autonomia de seu exercício profissional. Rosangela, Sônia e Karine ressaltaram que existia um grupo de trabalho já estabelecido e que não foi ouvido, gerando assim uma transição com rupturas não necessárias.

A enfermeira Isabel, da UCS, falou da importância da(o) enfermeira(o) dentro da equipe multiprofissional e sobre como a universidade está presente nos campos de estágio com alunas(os), sendo os Protocolos de Enfermagem ferramentas essenciais do aprendizado.

Outro aspecto identificado pela presidente Rosangela foi que, durante a fiscalização realizada pelo Coren-RS, após as alterações dos protocolos, não houve capacitação às(aos) enfermeiras(os), mas simplesmente uma comunicação da mudança por meio das coordenações de unidade.

Como encaminhamentos apontados, a SMS enviará o planejamento quanto à capacitação bem como as justificativas e dados epidemiológicos para o direcionamento a outros protocolos. Foi sugerido que a Secretaria convide a UCS para participar desse processo.

Quanto à análise dos novos protocolos, a comissão do Coren-RS o fez com prioridade, tendo em vista a situação da época, e não houve o retorno pelo município até o momento.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS