Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/03/2022
Coren-RS e Secretaria da Saúde de Caxias do Sul tratam sobre Protocolos de Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, pela conselheira Sônia Regina Coradini e pela enfermeira fiscal Karine Langmantel Silveira, participou no dia 03 de março de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul. O encontro, solicitado pelo Coren-RS, teve como pauta principal os Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) no município.

As representantes do Conselho foram recebidas pela secretária de saúde, Daniele Meneguzzi; pela Responsável Técnica (RT) de Enfermagem do município, Silvana; e assessorias da pasta. Também estavam presentes, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), as enfermeiras e professoras Isabel de Melo e Daiane Vegoni.

O objetivo foi esclarecer qual a motivação da supressão e posterior alteração dos Protocolos de Enfermagem vigentes em Caxias. O Conselho ressaltou que esses protocolos foram avaliados e submetidos à Comissão de Protocolos de Enfermagem da APS/Atenção Básica-AB do Coren-RS.

A SMS esclareceu que “baseada em dados epidemiológicos considerou que há outras frentes de atuação das(os) enfermeiras(os) e que essa tinha sido a motivação inicial da revogação/alteração de alguns protocolos vigentes”.

O Coren-RS considera que a forma como foi encaminhada a alteração no processo de trabalho das(os) profissionais enfermeiras(os) feriu a autonomia de seu exercício profissional. Rosangela, Sônia e Karine ressaltaram que existia um grupo de trabalho já estabelecido e que não foi ouvido, gerando assim uma transição com rupturas não necessárias.

A enfermeira Isabel, da UCS, falou da importância da(o) enfermeira(o) dentro da equipe multiprofissional e sobre como a universidade está presente nos campos de estágio com alunas(os), sendo os Protocolos de Enfermagem ferramentas essenciais do aprendizado.

Outro aspecto identificado pela presidente Rosangela foi que, durante a fiscalização realizada pelo Coren-RS, após as alterações dos protocolos, não houve capacitação às(aos) enfermeiras(os), mas simplesmente uma comunicação da mudança por meio das coordenações de unidade.

Como encaminhamentos apontados, a SMS enviará o planejamento quanto à capacitação bem como as justificativas e dados epidemiológicos para o direcionamento a outros protocolos. Foi sugerido que a Secretaria convide a UCS para participar desse processo.

Quanto à análise dos novos protocolos, a comissão do Coren-RS o fez com prioridade, tendo em vista a situação da época, e não houve o retorno pelo município até o momento.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

08/08/2022
Coren-RS na Área realiza 76 atendimentos em Canoas


05/08/2022
Coren-RS prestigia inauguração do curso técnico de Enfermagem do Senac de Santa Maria


05/08/2022
Coren presente em audiência pública sobre projeto que trata sobre atuação de doulas, em Santa Maria


04/08/2022
Governo sanciona Piso Salarial da Enfermagem, mas com veto sobre reajuste anual


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS