Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/03/2022
Coren-RS participa de audiência pública sobre futuro do Hospital Escola da UFPel


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider, participou nesta segunda-feira, 14 de março, de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALRS) sobre o futuro do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – para assistir na íntegra, CLIQUE AQUI. Em formato híbrido, o encontro, do qual participaram lideranças políticas e acadêmicas, marca a retomada da mobilização pela busca de recursos para garantir a construção de um prédio próprio para o hospital, que atende, integralmente pelo SUS, cerca de um milhão de pessoas, oriundas de 22 municípios da Região Sul.

“Conheci o HE na semana passada [durante atividades do Coren-RS em Pelotas, nos dias 10 e 11 de março]. Venho aqui reforçar a importância dessa instituição, principalmente por ser um hospital 100% SUS. O SUS que demonstrou nessa pandemia toda a sua grandiosidade. Mesmo com o subfinanciamento, ele conseguiu se reinventar e cuidar da população. Vimos no HE um atendimento de qualidade e um serviço de Enfermagem bem organizado e estruturado”, afirmou Rosangela, durante a audiência. A enfermeira Responsável Técnica (RT) do HE, Nara Nunes, enviou mensagem a Rosangela agradecendo o apoio do Coren-RS. A presidente do Conselho aproveitou, também, para pedir o apoio dos(as) deputados(as) federais da bancada do RS para aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que estabelece o piso salarial da Enfermagem.

Projeto de nova estrutura do HE
Desde 1987, o estabelecimento desempenha suas atividades de internação hospitalar em área locada da Santa Casa. Os atendimentos ambulatoriais são realizados em prédios da universidade e as atividades administrativas, em imóvel alugado. Ao todo, o hospital ocupa oito espaços diferentes para o atendimento à população, situação que, além de gerar transtorno para usuárias(os) e trabalhadoras(es), produz custos adicionais. Por mês, a instituição gasta R$ 328 mil com pagamento de aluguéis, manutenção e deslocamentos entre prédios distantes.

Durante a audiência, a superintendente do HE da UFPel, Carolina Ziebell, apresentou o novo projeto da instituição, que deverá ter a área própria ampliada para 30 mil metros quadrados. A nova estrutura terá 250 leitos, seis salas cirúrgicas, 20 leitos de UTI adulto, dez leitos de UTI pediátrica e 20 leitos de UTI neonatal e semi-intensiva, além de espaços de ensino, centro de simulação, auditórios, farmácia escola, centro de reabilitação, ressonância magnética e anatomia patológica. Orçado em R$ 150 milhões, o projeto deverá ser licitado no segundo semestre deste ano. A previsão é de que as obras iniciem no primeiro semestre de 2023 e sejam concluídas em três anos.

Entre as propostas de encaminhamentos apresentadas ao final do encontro, estão realização de uma reunião entre os parlamentares da Região Sul com os prefeitos e secretários de saúde para a formação de um bloco político em defesa da obra; a realização de audiências junto aos ministérios da Educação e da Saúde; e um encontro com a bancada federal gaúcha para tratar do tema.

Também participaram da audiência pública os deputados federais Henrique Fontana (PT-RS) e Daniel Trzeciak (PSDB-RS) – na ocasião, Daniel declarou publicamente seu apoio ao PL 2564 –, o senador Lasier Martins (PODEMOS-RS) e o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da ALRS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS