Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/04/2022
OMS divulga novas diretrizes de cuidados no pós-parto



A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta semana novas diretrizes para apoio às puérperas e aos bebês nas primeiras seis semanas após o nascimento. As orientações incluem amamentação, informações de apoio aos pais e a realização de pelo menos três exames no pós-natal, entre os 63 itens – aproximadamente 30 inéditos.

O período de 45 dias é considerado chave na garantia da sobrevivência e qualidade de vida, tanto da(o) recém-nascida(o) como de sua mãe, e no desenvolvimento saudável de uma nova vida, tanto na parte da recuperação e bem-estar físico e mental da mulher como da(o) bebê. Atualmente, 30% das mães em todo o mundo não recebem cuidado pós-parto, momento no qual ocorrem a maioria das mortes de mães e bebês.

As diretrizes orientam sobre os cuidados com a(o) bebê e a puérpera, incluindo exames e medidas de alívio para situações comuns no pós-parto, como dor no períneo e ingurgitamento dos seios na apojadura (descida do leite). É preferível orientação sobre dieta laxativa, para tratamento de constipação no pós-parto, ao uso indiscriminado de laxantes. Integram as recomendações o uso de instrumentos de triagem para identificar depressão pós-parto e ansiedade.

O documento destaca, ainda, a importância da participação das(os) parceiras(os) nas consultas e no apoio aos cuidados com a(o) bebê, o aconselhamento sobre aleitamento materno e o acesso à contracepção pós-natal. A OMS já recomendava intervalo mínimo de 12 a 18 meses após o parto para nova gestação.

O adiamento, em pelo menos 24h, do primeiro banho da(o) recém-nascida(o) é recomendado para prevenir hipotermia. As diretrizes recomendam que os primeiros exames sejam feitos ainda na maternidade, e fornece informações que devem balizar a saída da mãe e do bebê. O período necessário deverá ser determinado caso a caso, levar em conta as condições sociais, a história do parto e outras condições de saúde. Cuidados extras, com visita de profissionais de Saúde, são recomendados para mulheres e recém-nascidas(os) saudáveis entre dois e três dias, entre uma e duas semanas e ao longo da sétima semana de vida em diante.

A Enfermagem Obstétrica tem um papel fundamental nos cuidados à(ao) recém-nascida(o) e à mulher no pós-parto, em especial no manejo do aleitamento materno. O professor Herdy Alves, coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (CNSM/Cofen), destaca que “apoio à amamentação passa pelo cuidado com a recém mãe”. “A enfermeira deve avaliar também o bem-estar físico e mental da mulher, promovendo o cuidado da família e identificando situações que demandam encaminhamento específico”, afirma Herdy.

Confira a íntegra das diretrizes da OMS.


Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS