Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/04/2022
Cofen e Coren-RS participa de aula inaugural de 20 anos do curso de Enfermagem da URI/Frederico Westphalen


O curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen (URI-FW) está completando 20 anos em 2022 e realizou sua aula inaugural nesta quinta-feira, 31 de março. A atividade, realizada de forma online, teve a participação do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), sendo representado pela presidente Rosangela Gomes Schneider e pelo coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva, além da participação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o conselheiro federal Daniel Menezes de Souza.

Rosangela fez uma explanação sobre as funções do Coren-RS (como fiscalizar o exercício profissional, por exemplo), o número de conselheiras(os) e de inscritas(os), além de projetos realizados pela autarquia na busca de aproximar a instituição das(os) profissionais(os) e estudantes. “É uma comunidade que tem crescido muito. Somos mais de 140 mil trabalhadores e trabalhadoras no RS, tivemos um salto nos campos de pesquisa e especializações, e estamos na luta por reconhecimento”, ponderou.

João Carlos, por sua vez, falou sobre legislação e Código de Ética, como foco na importância da fiscalização do Conselho. “Sabemos que muitos dizem que o Coren-RS só serve para cobrar anuidade e não faz nada. Mas temos uma série de atribuições”, frisou. “Vocês imaginem como seria a Enfermagem sem a fiscalização do Coren-RS. Temos um importante papel na defesa dos profissionais, na garantia de condições de adequadas de trabalho e na assistência segura aos pacientes”, reforçou às(aos) alunos. O coordenador do Defisc enfatizou temas como escalas adequadas, Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), dimensionamento das equipes, entre outros.

Já Daniel fez um panorama do papel dos conselhos profissionais e uma abordagem geral sobre a situação atual da categoria em busca de reconhecimento, com um resgate histórico da luta pelo Piso Salarial da Enfermagem. “É uma profissão que viveu realidades diferentes ao longo dos anos e, agora, o cenário da pandemia serviu para mostrar a importância de nosso trabalho e reforçar nossa busca por valorização”, destacou.

Para a coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da URI-FW, Marines Aires, a participação dos representes do Coren-RS e do Cofen ajudam as(os) estudantes a compreenderem a atuação dos conselhos junto à categoria. “É um momento muito importante para nossa instituição e ter os conselhos ao nosso lado é fundamental”, comentou.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

12/08/2022
Fiocruz lança site sobre monkeypox, a varíola dos macacos


12/08/2022
Novo Código de Processo Ético da Enfermagem é publicado pelo Cofen


12/08/2022
Conselheiros ministram palestra a estudantes de curso técnico em Carazinho


11/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação de produção de material promocional


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS