Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/04/2022
Em 2022, Dia da Enfermagem Obstétrica é data de resistência
Cofen parabeniza as(os) profissionais e reafirma a importância da Enfermagem Obstétrica para um nascimento seguro e respeitoso


Neste 12 de abril, Dia Nacional da(o) Enfermeira(o) Obstetra, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) parabeniza as(os) profissionais que atuam diariamente para transformar a assistência ao parto no Brasil, garantindo um nascimento seguro e respeitoso.

“Nessa data tão especial expressamos nosso reconhecimento aos especialistas fundamentais para uma assistência segura ao pré-natal, nascimento e puerpério.  A experiência do parto no Brasil vem mudando, com a participação das enfermeiras obstétricas de norte a sul do país”, parabeniza a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

“Mais do que uma data de comemorações, em 2022, o 12 de abril é um dia de luta. Em um momento que os pressupostos da Rede Cegonha, mais bem-sucedida política pública de assistência ao parto no Brasil, estão ameaçados, mais do que nunca é necessário reafirmar a importância da Enfermagem Obstétrica para a integralidade da assistência à mulher e ao bebê”, afirma o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher (CNSM/Cofen), Herdy Alves.

Com ressalta a Organização Mundial de Saúde, a atuação qualificada da Enfermagem Obstétrica é primordial para a redução da mortalidade materno-infantil. As enfermeiras obstétricas contribuem para evitar, identificar e tratar precocemente complicações, com o devido encaminhamento, quando necessário.

Legislação – A assistência à gestante, o acompanhamento do trabalho de parto e a execução do parto sem distócia estão entre as atribuições das(os) enfermeiras(os) generalistas enquanto inte**es das equipes de Saúde, conforme o artigo 11 da Lei 7498/86. As(Os) enfermeiras(os) obstétricas(os) e obstetrizes, especialistas em parto normal, têm autonomia profissional na assistência, conforme o artigo 9º do decreto 94.406/87.

Confira nota dos Conselhos de Enfermagem contra o Desmonte da Rede Cegonha.


Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/08/2022
Coren-RS realiza reunião de capacitação com profissionais do Hospital Universitário de Pelotas


16/08/2022
OMS e OPAS divulgam manual sobre manejo clínico para varíola dos macacos: acesse aqui


15/08/2022
Tire suas dúvidas sobre o Piso Salarial da Enfermagem


15/08/2022
Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS participa de capacitação interna


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS