Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/04/2022
O trabalho da Enfermagem nos cuidados paliativos é abordado em Live do Coren-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou na tarde desta terça-feira, 19 de abril, live abordado o tema “A Enfermagem e os Cuidados Paliativos”. A atividade destacou a atuação da categoria, com o exemplo da Unidade Cuidativa em Pelotas. Além disso, foi debatida a necessidade de ampliar os serviços para mais instituições de saúde, a inserção do tema em capacitações e na graduação, além da importância da família junto a quem está com uma doença terminal. A transmissão pode ser conferida na íntegra CLICANDO AQUI.

A Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi um dos assuntos da live. A enfermeira Jandira Silveira e a técnica de Enfermagem Marilaine Gonçalves apresentaram o trabalho desenvolvido no município, referência nacional e com pioneirismo no que se refere aos cuidados paliativos. “Recebemos profissionais e estudantes de todo o país para conhecer nosso trabalho”, enalteceu Marilaine. O modelo foi conhecido por dirigentes do Coren-RS em atividade do projeto Conselheira(o) na Área e trazido para a live desta terça. “E a Enfermagem é muito atuante aqui. Estamos sempre presentes, com uma relação dinâmica, viva, consciente e adequada. O ser humano é relacional, então precisamos ter empatia e contato com os pacientes”, destacou Jandira.

A professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), enfermeira Roberta Waterlemper, reconheceu o trabalho desempenhado em Pelotas e lamentou que os cuidados paliativos ainda são ofertados em poucas instituições de saúde. “E em algumas que dizem oferecer este tipo de atendimento não há um serviço devidamente estruturado”, complementou. Para a docente, além de investimentos em infraestrutura física e em recursos humanos, é necessário reforçar o tema na educação. “Só assim teremos mais profissionais com olhar para os cuidados paliativos, que tenham tanto experiência teórica quanto nos campos de estágio”, frisou.

As enfermeiras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rosana Fraga, e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Nára Azeredo, chamaram a atenção quanto a mitos sobre os cuidados paliativos e a importância do envolvimento da família. Citando a escritora inglesa, médica e enfermeira Cecily Saunders, referência em cuidados paliativos, Rosana destacou que “a dor se torna insuportável quando ninguém te cuida”. Para ela, o cuidado vai além do óbito. “É preciso que a gente tenha o olhar de que ainda se tem muita coisa a se fazer com o paciente com doença terminal. Precisamos cuidar até o final. E este desfecho não é o óbito, pois ainda envolve o processo de luto e o olhar para quem fica”, assinalou.

Nára, por sua vez, apontou que a presença da família dentro do hospital é muito importante, de forma integrada com as equipes multidisciplinares. “A morte é sofrida e precisamos tornar ela o melhor possível, mais acolhedora, digna, envolvente, dando um significado a ela. E a família não pode ficar de fora deste processo. Não se nasce sozinho. Então, não se pode morrer sozinho”, explicitou.

As lives do Coren-RS ficam salvas nas redes sociais para serem assistidas a qualquer momento. As transmissões são feitas na página do Conselho no Facebook e no canal no YouTube.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS