Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/05/2022
Enfermagem precisa de mais investimentos, diz OPAS
Retenção de talentos é um desafio diante dos baixos salários


A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, apelou aos países-membros que aumentem seus esforços para formar e reter a força de trabalho da Enfermagem. Os casos globais aumentaram 12% por semana desde o início de maio. “Em todas as Américas, profissionais da Enfermagem enfrentaram bravamente a sobrecarga da pandemia e muitos lutaram contra o esgotamento e condições de saúde mental, com alguns saindo da área e outros deixando a força de trabalho”, disse a diretora, em entrevista coletiva da OPAS realizada na semana passada.

Mais de 616 mil novos casos foram registrados nas Américas no início de maio, com mais de 4,2 mil mortes. No Caribe, o número de novas infecções aumentou 15,4% e as mortes aumentaram pela terceira semana consecutiva, em 39,6%.

A América do Sul teve redução total de 8% nos casos, apesar de sete países terem notificado crescimento de novas infecções. Mesmo com as mortes diminuindo continuamente na América Central, o número de novas infecções aumentou 53,4%, com três dos sete países notificando picos. Na América do Norte, os casos aumentaram 27,1% nos Estados Unidos, enquanto Canadá e México registraram declínios em novas infecções.

Profissionais da Enfermagem são a espinha dorsal da força de trabalho em saúde, especialmente durante a pandemia, representando 56% da equipe de saúde e fornecendo serviços de atenção primária, apoio à saúde mental e proteção no bem-estar de indivíduos, coletividades e famílias.

Às vésperas do Dia Internacional da Enfermagem, a ser celebrado no próximo dia 12, Clarissa homenageou as(os) profissionais da área por seu decisivo papel no cuidado às pessoas com Covid19 e terem sido fundamentais na aplicação de 1,8 bilhão de doses da vacina contra a doença no continente.

“Hoje, profissionais da Enfermagem levam o duplo peso de cuidar de pacientes com Covid19 e recuperar pessoas que perderam os exames de rotina nos últimos dois anos”, lembrou a diretora da OPAS.

O déficit de enfermeiras e enfermeiros é estimado em 1,8 milhão até 2030 nas Américas. "É essencial que dobremos os investimentos no aumento de nossa força de trabalho de Enfermagem e cuidemos dos profissionais existentes para que possam continuar cuidando de nós", concluiu Clarissa.

A diretora da OPAS recomendou aos países que iniciem políticas claras para desenvolver e reter os talentos em Saúde, inclusive por meio de salários adequados, criação de oportunidades de liderança experiente e promovendo enfermeiras e parteiras dentro dos governos e dos Ministérios da Saúde.

Apoiar a saúde mental de profissionais de Enfermagem também é crucial. Um estudo da OPAS sobre profissionais de saúde e Covid19 mostra que quase um quarto das(os) trabalhadoras(es) entrevistados em 2020 apresentavam sintomas de episódio depressivo.

Fonte: Ascom - Cofen (com informações da OPAS/OMS)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS