Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/05/2022
Semana da Enfermagem 2022 começa com palestra sobre conquistas e avanços da categoria
Enfermeira e professora Maria Júlia falou, ainda, sobre cuidado, amor, empatia e humanidade

Uma palestra que falou sobre a história da Enfermagem mundial e brasileira, suas conquistas e avanços. Mas que também falou sobre cuidado, amor, empatia, resiliência e humanidade. Assim foi a atividade que marcou o início da Semana da Enfermagem 2022 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), com a enfermeira e professora Maria Júlia Paes da Silva.

Na abertura, foi reproduzido o vídeo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em homenagem à Enfermagem neste mês de maio (para ver, CLIQUE AQUI). Em seguida, falaram a presidente do Coren-RS, enfermeira Rosangela Gomes Schneider, e o conselheiro federal representante do RS enfermeiro Daniel Menezes de Souza.

“É com orgulho que abrimos a Semana da Enfermagem, que começa hoje, Dia dos Enfermeiros, e se encerra no dia 20 [Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem]. A pandemia nos trouxe muitas coisas ruins, ocasionou muitas perdas, mas a Enfermagem não se deixou esmorecer e seguiu em frente”, afirmou Rosangela.

Daniel destacou 
o quanto a mobilização da categoria foi crucial para a aprovação recente do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que estabelece o Piso Salarial nacional da EnfermagemA união das entidades da Enfermagem, Sistema Cofen/Corens todas as demais representações sindicais e associativas, é muito importante. Mas as equipes também precisam trabalhar unidas, na unidade de saúde, no hospital, no SAMU. A gente precisa ter mais união para que, de fato, consiga conquistar mais avanços.”

“A gente cuida de pessoas, não de doenças”
Na sequência, começou a fala da enfermeira Maria Júlia, que é professora titular pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal. É autora dos livros “Comunicação tem remédio”, “O amor é o caminho - maneiras de cuidar”, “Qual o tempo do cuidado?”, “Liderança em 4 atos”, entre outros. Tem ministrado aulas e palestras, principalmente, sobre comunicação interpessoal, humanização na área de saúde e dimensões do cuidar.

Durante a palestra desta quinta-feira, ela destacou o quanto o cuidado sempre esteve presente na história do mundo e falou sobre a origem e a evolução da Enfermagem. Maria Júlia frisou, ainda, que a empatia é essencial à categoria: “Nunca podemos esquecer que a gente [Enfermagem] cuida de pessoas, não de doenças”.

Mais do que falar sobre a Enfermagem, Maria Júlia falou sobre sentimentos e experiências que são comuns a todos os seres humanos e emocionou quem a assistiu. Para ver ou rever a palestra na íntegra, você pode acessar o Facebook ou o YouTube do Coren-RS.

O cronograma da Semana da Enfermagem 2022 do Coren-RS, que tem o apoio do Cofen, terá ainda uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa (ALRS) e a entrega do Prêmio Destaque e lançamento de livro – saiba mais AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/06/2022
Técnico de Enfermagem William Duarte de Medeiros é o indicado do Coren-RS ao Prêmio Anna Nery


23/06/2022
Coren-RS apoia resolução do CES/RS que repudia retrocessos na política de assistência a gestantes


22/06/2022
Cofen abre consulta pública sobre procedimento de sutura


22/06/2022
Cofen firma acordo de cooperação técnica com a Alemanha


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS