Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/05/2022
Enfermagem é homenageada pela Assembleia Legislativa em Sessão Solene


Na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) realizou Sessão Solene em homenagem à Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio de 2022. A realização da atividade foi definida pela Mesa Diretora a pedido do Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS). A transmissão da sessão pode ser conferida na íntegra CLICANDO AQUI.

Na mesa do Plenário 20 de Setembro, o Coren-RS foi representado pelo conselheiro secretário Antônio Tolla e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pelo conselheiro federal Daniel Menezes de Souza. Também participaram dirigentes da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do RS (Sergs), do Fórum Nacional das 30 Horas, do Sindisaúde-RS, da Secretaria Muncipal de Saúde de Porto Alegre, do Fórum dos Conselhos Regionais e de Órgãos de Profissões Regulamentadas no RS, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RS) e demais conselhos profissionais.

O presidente da ALRS, Valdeci Oliveira, disse que a Sessão Solene foi uma justa homenagem às mulheres e homens que dedicam suas vidas a cuidar e salvar as das demais pessoas. “É um reconhecimento às mulheres e aos homens que continuam na linha de frente para tratar e cuidar da população que chega aos hospitais vítima de uma pandemia que, apesar da insistência de alguns e do relaxamento das medidas e protocolos, não terminou e se mostra resistente”, destacou. O parlamentar lembrou que, somente na terça-feira, 17 de maio, ocorreram mais de 220 óbitos no país por conta da Covid19. Valdeci ressaltou ainda que, apesar da importância da Enfermagem, apenas no início do mês, com a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 no Congresso Nacional, que a categoria teve reconhecido seu direito a um Piso Salarial. “Se não o ideal, é muito melhor e mais justo do que vinham recebendo como salário. Mas a luta ainda não terminou. Falta a matéria ser sancionada pelo presidente da República, que vem condicionado isso à indicação da fonte de custeio”, acrescentou. Valdeci ainda lembrou sobre a luta por uma carga horária de trabalho justa de 30 horas.

O deputado Pepe Vargas argumentou que, ao homenagear a Semana da Enfermagem, a ALRS proporciona mais um momento para que a sociedade reflita sobre o importante papel das(os) profissionais de saúde. Explicou que as atividades ligadas à área da saúde exigem muita empatia por parte das(os) trabalhadoras(es) da área. “E a Enfermagem em nosso país têm cumprido esse papel”, afirmou. O parlamentar também falou sobre os avanços e conquistas desses profissionais, citando a aprovação do Piso Regional da categoria, defendendo que o debate sobre o custeio precisa ser devidamente colocado, com financiamento ao SUS e fim da Emenda Constitucional 95 para alocar mais recursos para a saúde.

Já o deputado Elton Weber agradeceu o trabalho incansável de homens e mulheres que escolheram a Enfermagem. Também defendeu que essas(es) profissionais devem ser melhor valorizadas(os) pela sua extrema importância e que cuidaram da saúde da população no momento mais difícil da história. “Verdadeiros heróis. É assim que podemos chamá-los”. O parlamentar também destacou a aprovação do Piso Salarial, destacando que o orçamento da União deve ser adequado para garantir o pagamento.

A deputada Luciana Genro fez seu pronunciamento de forma virtual por estar com Covid19. Ela disse que, vivenciando a doença, sem necessitar de hospitalização, teve a oportunidade de refletir o quanto as(os) profissionais de Enfermagem são fundamentais neste momento em que as pessoas fragilizadas pela doença. Ela ainda ponderou que o Piso Salarial seja cumprido. “E a gente sabe o quanto o machismo influencia no mau pagamento das categorias que são ocupadas majoritariamente por mulheres”, enfatizou. Luciana afirmou, ainda, se somar às demais lutas das(os) trabalhadoras(es) da saúde e que ainda falta a garantia da jornada de 30 horas para profissionais da Enfermagem.

Por sua vez, o deputado Issur Koch salientou que é filho de enfermeira e tem outros parentes vinculados à profissão, disse que, além da homenagem, é preciso agradecer o empenho e trabalho das(os) profissionais da saúde. “Uma das tarefas mais justas e nobres da sociedade é cuidar do próximo”, colocou. O parlamentar lembrou de seu período em que foi vereador em Novo Hamburgo, em que eram feitas comitivas até Brasília para reivindicar a jornada de 30 horas para a Enfermagem.

Por meio virtual, o deputado Thiago Duarte enfatizou a importância da Enfermagem para o atendimento qualificado de pacientes e manifestou solidariedade à luta pelo Piso Nacional da categoria. “Se fosse um projeto estadual, teríamos, sem dúvida alguma, votado favorável. Nós, que lutamos por carreiras públicas dignas e adequadas, especialmente na área da saúde, estamos à disposição para ajudar na implementação dessa conquista no estado e nos municípios”, frisou.

Presidindo a Mesa no encerramento da homenagem, a deputada Sofia Cavedon comemorou a conquista do Piso Salarial da categoria alcançado esta semana em Brasília, mas lamentou que a precarização dos espaços de trabalho da Enfermagem. A parlamentar ainda enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS). “Um dos melhores sistemas de saúde do mundo que, no último ano, sofreu perda de R$ 40 bilhões do orçamento federal, resultado da aplicação do teto de gastos”, afirmou.

Fonte: ALRS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS