Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

31/05/2022
Audiência pública inicia diagnóstico da situação de vítimas da Covid19 no RS



Atividade ocorreu na Assembleia Legislativa

Uma audiência pública na noite desta segunda-feira, 30 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), deu início à cruzada a ser realizada pelo Rio Grande do Sul para verificar a situação das(os) gaúchas(os) que convivem com as sequelas da infecção pelo novo Coronavírus. O encontro foi uma promoção conjunta entre o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS, por meio do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (Gead) da Saúde, Educação, Cultura e Envelhecimento Ativo e Saudável, e a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid19.

Presidida pelo deputado Pepe Vargas, a frente parlamentar já agendou outros seis encontros nas macrorregiões da área da saúde no Estado. Em junho, as audiências ocorrerão em Santa Maria, Lajeado e Pelotas. E em julho, em Passo Fundo, Santa Rosa e Caxias do Sul.

Conforme o parlamentar, o objetivo é escutar a população e fazer um mapeamento do impacto da pandemia no sistema de saúde das diversas regiões, tendo como foco o atendimento às vítimas e seus familiares. “Precisamos dar visibilidade às vítimas diretas e indiretas da pandemia e cobrar soluções efetivas do Poder Público para as pessoas que apresentam danos crônicos e permanentes. Além disso, temos que  ampliar o olhar para os impactos econômicos e sociais na vida dessas famílias e nas próprias políticas públicas”, apontou Pepe.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, participou da atividade de forma remota e destacou que a frente parlamentar pode potencializar as ações frente às situações vividas pelas vítimas da Covid19. “Eu mesma fui contaminada, estou enfrentando as consequências da doença, mas felizmente conseguindo me tratar. Mas quantas pessoas não estão conseguindo?”, questionou. A dirigente colocou a autarquia à disposição para auxiliar na formulação de ações, exaltou a presença de representantes de conselhos de todas as esferas (municipais, estadual e federal) e criticou a ausência do Poder Executivo no encontro. “É inadmissível que tenhamos tantas mortes e a ausência de gestores nesta audiência é lamentável”, ponderou.

Entre as ações previstas pela frente parlamentar está buscar o apoio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para a Resolução 013/2022, do Conselho Nacional de Saúde, que prevê a adoção pelo Ministério da Saúde de uma linha especial de cuidados para as vítimas da Covid19. O grupo também deverá alinhar entre as(os) deputadas(os) estaduais recursos orçamentários específicos para financiar o tratamento de pacientes com sequelas.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 50% dos sobreviventes apresentam outras patologias por mais de um ano e uma lista com 23 sintomas perduram mesmo após as pessoas serem consideradas livres da infecção. A instituição, inclusive, lançará um guia sobre a Covid Longa para ajudar na identificação de alterações, na orientação de tratamentos e na reabilitação.

Entre representantes de diversas entidades, também estavam presentes dirigentes do Conselho Municipal de Saúde de Arroio dos Ratos, a enfermeira Jurema de Oliveira Ferreira e o técnico de Enfermagem Matheus Maurer Weber.

Fonte: ALRS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

10/05/2024
SOS Chuvas: agendas de maio do Coren-RS são canceladas


10/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS alerta sobre falsos profissionais de Enfermagem


10/05/2024
SOS Chuvas: parceria entre Cofen, Coren-RS, Cruz Vermelha, prefeitura de Gravataí e Rotary cria Centro de Distribuição de Donativos aos afetados pelas enchentes


10/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS segue com horário de expediente alterado. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS