Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/07/2022
Coren-RS participa do I Encontro de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem da Região Norte


Após três dias de atividades, que ocorreram entre 13 e 15 de julho, na cidade de Porto Velho (RO), chegou ao fim o I Encontro de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Região Norte (EFis Norte). O evento, que reuniu fiscais, diretoras(es), conselheiras(os), coordenadoras(es) de fiscalização e demais colaboradoras(es) das autarquias regionais, contou com palestra da assistente de coordenação do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), enfermeira Thais Longaray. Durante a abertura do encontro, o presidente do Coren-RO, Manoel Neri, deu as boas-vindas às(aos) presentes e destacou o papel da fiscalização em alterar a realidade do exercício profissional, buscando a resolutividade, mesmo com todas as dificuldades.

O evento apresentou importante papel na discussão acerca de cenários característicos e peculiares da Região Norte do país, que envolvem a atuação da Enfermagem nas áreas fronteiriças, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Entre as atividades do I EFis Norte, estavam abordagens e temas do cotidiano da categoria, além da implementação de diretrizes e estratégias norteadoras da fiscalização para a região e da ampliação do alcance da fiscalização, tornando o processo fiscalizatório mais efetivo com o objetivo de combater, assim, o exercício ilegal e irregular da Enfermagem.

Tendo em vista as discussões e propostas de estratégias para potencializar o alcance da fiscalização na região, considerando as peculiaridades de cada 
Estado, a assistente de coordenação do Defisc do Coren-RS afirma que uma fiscalização efetiva pode transformar a realidade das(os) profissionais que atuam na ponta, visto que a região necessita de um olhar centrado nas suas especificidades. “Por exemplo: as dificuldades de deslocamento até os serviços mais longínquos na Região Norte, que dependem exclusivamente de embarcações. Há casos que se leva até 20 horas para chegar ao destino”, disse ela. Durante o evento, Thais ministrou palestra, abordando os panoramas da fiscalização na Região Norte. “Existe uma preocupação muito grande dos Corens da região para que possam ser resolutivos, mesmo com todas as dificuldades, a fim de transformar as realidades e garantir o exercício legal e seguro da profissão, considerando também a atuação da Enfermagem em áreas fronteiriças, ribeirinhas, quilombolas e indígenas”, salientou.

O II EFis Norte já tem cidade definida. Em 2023, as equipes de fiscalização da região Norte estarão reunidas na cidade de Rio Branco (AC).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Coren-RO)
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/01/2023
Manifesto pelas vítimas da Covid19 é entregue a representante do Ministério da Saúde


27/01/2023
Covid19: Ministério da Saúde prevê começo de reforço bivalente em 27 de fevereiro


27/01/2023
Coloque na agenda: Conferências Estadual e Nacional de Saúde ocorrem em maio e julho, respectivamente


26/01/2023
Cofen alinha últimos detalhes do programa de especialização Pós Tec Enfermagem


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS