Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/08/2022
Novo Código de Processo Ético da Enfermagem é publicado pelo Cofen
Fruto de amplo e democrático debate, código entrará em vigor em 120 dias


Reformulação foi coordenada por grupo de trabalho estabelecido pelo Cofen

Foi publicada nesta quarta-feira, 10 de agosto, a Resolução Cofen 706/2022, que aprova o novo Código de Processo Ético da Enfermagem Brasileira. Resultado de amplo debate, o documento estabelece as normas de procedimentos para serem aplicadas nos processos éticos em toda jurisdição de todos os Conselhos de Enfermagem, alterando a Resolução Cofen 370/2010.

“É com imensa satisfação que aprovamos o código, após vasto estudo realizado pelo grupo de trabalho e por todo o plenário do Cofen. O novo código traz inovações e proporcionam cada vez mais segurança no exercício profissional da Enfermagem”, ressaltou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

A proposta de reformulação foi elaborada pelo grupo de trabalho estabelecido pelo Cofen, coordenado pelo conselheiro federal Osvaldo Albuquerque. O GT recebeu propostas de alterações encaminhadas pelos diversos regionais, além de ter sido amplamente debatido durante a assembleia de presidentes dos conselhos. As(Os) profissionais também foram ouvidos em consulta pública realizada no portal Cofen.

“O novo código é fruto de um trabalho árduo e complexo, que busca atualizar as normas de procedimentos para garantir segurança à toda população. O processo buscou ouvir os profissionais de Enfermagem e a sociedade, de maneira ampla e transparente. Uma das nossas maiores preocupações foi reduzir a burocracia, dando mais agilidade à tramitação, sem prejuízo da ampla defesa”, destacou o conselheiro Osvaldo.

A minuta foi debatida e aprovada durante a 9ª Reunião Extraordinária de Plenário (REP) que aconteceu na sede do Cofen, em Brasília. As mudanças buscam trazer celeridade aos processos ético-disciplinares, além de inovações, como a possibilidade de suspensão cautelar em caso de ilícitos graves, quando houver indícios substanciais de autoria.

O novo código de processo ético entrará em vigor após 120 dias, contados da publicação.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS