Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/09/2022
Câmara Municipal de Porto Alegre realiza sessão solene de abertura do Outubro Rosa 2022


Na noite de terça-feira, 27 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene de abertura da Campanha do Outubro Rosa 2022, no Plenário Otávio Rocha. A proponente foi a vereadora Mari Pimentel, procuradora Especial da Mulher. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente na atividade, representado pela conselheira e enfermeira Luciane da Silva.

“Entendendo que a prevenção do câncer de mama e o seu rastreio é importante não apenas para a Enfermagem, mas como para a sociedade em geral. Eventos como esse são importantes para se falar da doença e divulgar que ela, se detectada precocemente, tem cura”, destacou a dirigente do Coren-RS. Já Mari Pimentel destacou a necessidade de reverter o fato de Porto Alegre ser a sexta capital com maior incidência de câncer de mama. “Nós sabemos que, hoje, 95% dos casos podem ser revertidos com o diagnóstico precoce”, declarou.

A presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Maira Caleffi, reforçou a necessidade da campanha contra da doença ser permanente e destacou o Coren-RS, entre outras entidades, como parceiro neste objetivo. “Porto Alegre sempre foi e ainda será uma das cidades na América Latina onde existem mais câncer de mama. E isso não vai mudar. O que nós já conseguimos mudar é a mortalidade. Mulheres que se curaram são uma inspiração para tantas outras fazerem os seus exames”, apontou.

O Outubro Rosa é o mês que alerta sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, é a doença com a maior incidência entre as mulheres, representando quase 30% dos casos registrados em 2020, o que corresponde a mais de 66 mil novos casos. Por isso, anualmente, o poder público e entidades da sociedade civil organizada realizam a Campanha do Outubro Rosa, a fim de compartilhar informações, promover a conscientização, aumentar os serviços de diagnóstico e tratamento, bem como reduzir a mortalidade. Além do câncer de mama, o Coren-RS ainda reforça o papel da Enfermagem no cuidado integral com a saúde da mulher, destacando a necessidade de uma atenção geral como forma de prevenir todas as doenças.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre)

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


26/03/2024
Desafios éticos, econômicos e tecnológicos enfrentados pela Enfermagem global são tema do 26º CBCENF


25/03/2024
Enfermeiras representantes do Nursepro participam do South Summit Brasil 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS