Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/10/2022
Enfermagem pode realizar teste rápido de hanseníase, confirma Cofen
Parecer aprovado por unanimidade reforça o papel de enfermeiros, técnicos e auxiliares na detecção e controle da doença


Profissionais de Enfermagem estão técnica e legalmente habilitados para realizar testes rápidos de hanseníase, confirmou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parecer aprovado por unanimidade. O documento, de autoria do conselheiro federal Vencelau Pantoja, responde a consulta do Ministério da Saúde sobre a aplicação dos exames, que estão em processo de implementação no Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe de Enfermagem já atua na execução de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais. Para o conselheiro relator a incorporação dos testes de hanseníase “é totalmente justificável quando se observa o cenário epidemiológico”. O Brasil é o segundo país em prevalência de hanseníase, atrás apenas da Índia.

As(Os) profissionais de nível médio – técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem – estão habilitados para executar os testes rápidos, sob supervisão de enfermeiras(os). “A Enfermagem representa mais da metade das equipes de Saúde e tem papel fundamental na vigilância epidemiológica da hanseníase, inclusive na realização dos testes rápidos, que permitem um tratamento mais célere, contribuindo para conter a transmissão. Isto inclui, é claro, os profissionais de nível médio, que são a maioria nas equipes de Enfermagem”, destacaram o relator Vencelau Pantoja.

Com o tratamento adequado, disponível gratuitamente no SUS, a hanseníase tem cura. A doença, historicamente conhecida como “lepra”, deixa de ser transmissível após o início do tratamento, mas ainda é marcada pela estigmatização. A legislação assegura aos paciente o direito ao sigilo.

São sinais e sintomas da hanseníase manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil; sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo. O teste rápido, aplicado em qualquer local, funciona como triagem dos casos suspeitos.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS