Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/12/2022
Atraso vacinal leva a aumento das internações de bebês por Covid19



O número de crianças de até 2 anos internadas por Covid19 no país em 2022 já superou em 21,3% o total registrado no ano passado, contrariando a tendência de queda de hospitalizações nos demais grupos populacionais. Os dados, compilados pelo jornal Estado de S. Paulo, são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

O aumento contrasta com a queda das internações totais por Covid19. Em 2021, foi contabilizado 1,2 milhão de internados. Até o momento, são 211,5 mil, uma queda de 82,6%.

As(Os) bebês são grupo populacional de vacinação mais tardia. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro para crianças a partir de 6 meses, o imunizante da Pfizer só foi liberado dois meses depois pelo Ministério da Saúde, e com aplicação restrita a crianças com comorbidades. A decisão é criticada por epidemiologistas e pediatras. Crianças pequenas, de 3 e 4 anos, também sofreram com atrasos e insuficiência de doses da vacina Coronavac, aprovada para essa faixa etária.

“Os dados sobre a Covid19 não deixam duvidas. A vacina reduz a transmissão e a gravidade da doença. É importante que todos completem o ciclo vacinal, além de adotar medidas sanitárias como a lavagem frequente das mãos”, ressalta o enfermeiro Eduardo Fernando, do Comitê Gestor da Crise (CGC/Cofen).

Embora costume ser menos grave em crianças, a Covid19 traz riscos, como a inflamatória multissistêmica. Foram confirmados 1.940 casos associados à doença, com 133 óbitos. A síndrome é uma resposta inflamatória tardia e exacerbada, que ocorre após a infecção – em geral, dias ou semanas após a covid. Os sintomas podem incluir febre persistente, sintomas gastrointestinais, conjuntivite bilateral não purulenta. A Covid19 também pode deixar sintomas respiratórios prolongados, além de alterações neurológicas, de humor, dificuldade de concentração e redução da memória.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS