Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/12/2022
Lançado o Pós Tec Enfermagem, o maior programa de especialização gratuita para técnicas(os) no país
Previsão é de que Pós Tec qualifique 50 mil profissionais em cinco anos


Dirigentes celebram o lançamenton do Pós Tec Enfermagem

Em uma grande ação de valorização das(os) profissionais de nível médio da Enfermagem brasileira, foi assinado nesta segunda-feira, 19 de dezembro, na cidade de João Pessoa (PB), o contrato que celebra o convênio do programa Pós Tec Enfermagem, maior programa de pós-formação gratuita para técnicas(os) do país. Iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o projeto vai ser realizado com o apoio do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Fundação de Apoio Funetec. As especialidades serão ofertadas nas áreas de saúde coletiva, saúde do idoso, cuidados ao paciente crítico, instrumentação cirúrgica e urgência e emergência.

Com abrangência nacional, os cursos de qualificação técnica do Pós Tec vão ter carga horária de 300 horas e acontecerão em formato híbrido. O conteúdo teórico será promovido em formato virtual, enquanto que a parte prática será realizada no local de atuação da(o) técnica(o) de Enfermagem. A expectativa é de que dez mil profissionais sejam qualificados anualmente.

No total, o programa vai oferecer 50 mil vagas em cinco anos. As oportunidades serão disponibilizadas em breve via CofenPlay. O Cofen, em conjunto com os Conselhos Regionais de Enfermagem, farão ampla divulgação.

A solenidade de assinatura do contrato ocorreu na UFPB, instituição selecionada para promover os cursos de especialização. Estiveram presentes Valdiney Gouveia e Liana Filgueira, reitor e vice-reitora da universidade, bem o diretor de projetos da Funetec, Epitácio Brito, e presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), São Paulo (Coren-SP), Rio Grande do Norte (Coren-RN) e Pernambuco (Coren-PE). Alunas(os) concluintes de cursos técnicos também acompanharam a cerimônia.

Ao discursar para os presentes, a presidente do Cofen, Betânia Santos, destacou o trabalho empenhado para que o projeto fosse concretizado. “Com o Pós Tec Enfermagem, damos início a uma iniciativa inovadora e há muito tempo desejada por nossa gestão do Conselho Federal. Sabemos de todos os percalços que impedem a atualização profissional dos técnicos e por isso não medimos esforços para promover este programa, que vai possibilitar a democratização do acesso à qualificação, sem nenhum custo para o trabalhador”, salientou.

A especialização das(os) técnicas(os), maior categoria profissional da Enfermagem brasileira, produz efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribui para o aumento da autonomia da categoria. A previsão é de que o programa qualifique a assistência, contribua para a diminuição de ocorrências adversas e agregue produtividade e competitividade ao trabalho dos profissionais de nível médio na rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A assinatura do contrato foi realizada pela presidente do Cofen, pelo reitor da UFPB e pelo diretor de projetos da Funetec. “Somos gratos ao Cofen pela oportunidade que nos foi dada e pelo olhar social e humanizado voltado às necessidades da categoria. Muitos profissionais serão agraciados com essa qualificação e desejamos que mais projetos surjam para beneficiar ainda mais a nossa saúde”, declarou o reitor Valdiney Gouveia.

As(Os) técnicas(os) de Enfermagem brasileiras(os) somam mais de 1,6 milhão de profissionais, a maior força da categoria no país. Duplas jornadas de trabalho, baixa remuneração e pouca oferta de cursos de especialização estão entre os principais fatores que impedem a qualificação. “Com o Pós Tec, queremos oferecer especialização qualificada ao maior número de técnicos possível. Queremos chegar a todos os locais do país, desde os grandes centros até as cidades mais distantes, para oportunizar um futuro melhor para nossos profissionais”, destacou Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da UFPB.

Para Mariluce Ribeiro, integrante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem (Conatenf/Cofen), o Pós Tec vai beneficiar não apenas a Enfermagem, mas também a população que conta com os serviços da categoria .”A necessidade dos cursos de especialização é uma demanda também identificada pela nossa comissão. Além de contribuir para a valorização profissional, a qualificação possibilita maiores instrumentos para a garantia da segurança do paciente”, afirmou.

Retrospectiva - Em julho de 2021, ainda quando o Pós Tec estava em fase de estudos, a comissão do programa realizou visitas técnicas às universidades e escolas de saúde vinculadas, com objetivo de conhecer as estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar possíveis instituições parceiras do Cofen com capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional. Ao final das visitas, foi produzida uma proposta que foi apresentada ao plenário do Cofen com indicativos de quais universidades estavam capacitadas a oportunizar as especializações.

Base Legal - A oferta de cursos para promoção de estudos e aperfeiçoamento profissional está assegurada no artigo 8º, inciso X, da lei nº 5.905/73 que dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Desde a sua origem, o Cofen tem realizado uma série de programas de qualificação em larga escala, entre eles o Programa Proficiência e o Mestrado Profissional em Enfermagem Cofen/Capes, o maior projeto de apoio profissional aos programas de mestrado profissional em Enfermagem no Brasil.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS