Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

13/01/2023
Nota oficial: O Piso é realidade, não volta mais, não deixa de existir
Grupo no Ministério da Saúde estará formado em 15 dias para propor formas de pagamento


Após a aprovação e sanção, tanto da lei como das fontes de financiamento, as(os) profissionais de Enfermagem esperam que o Piso Nacional da profissão se materialize nos contracheques de toda a categoria. "Ele é uma realidade que amadurece aos trancos e barrancos, mas não tem mais como retroceder", disse o conselheiro federal Daniel Menezes de Souza em live do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). 

“Ainda tem gente dizendo que não acredita que o piso vai ser realidade. Aprovou, está na lei, está na constituição, tem o fundo, não tem mais motivos (para não existir). Vai haver a discussão se tem direito a valores anteriores, mas o Piso é realidade, não volta mais, não deixa de existir”, declarou.

O novo Ministério da Saúde está empenhado neste sentido com a criação, em 15 dias, de um grupo de trabalho que deve elaborar uma proposta técnica para levar a um colegiado interministerial formado com vistas ao pagamento. Ainda no discurso de posse, a nova ministra da saúde, Nisia Trindade, reafirmou o compromisso do novo governo com a valorização da Enfermagem. Ela voltou a se comprometer com os vencimentos após uma reunião nesta terça-feira, 10 de janeiro, com o presidente Lula.

Segundo a deputada Alice Portugal, que também se reuniu com Nisia, a ministra está consciente de que os recursos estão livres de impacto sobre os entes federativos. “Como sabemos, o relator do orçamento ficou comprometido em fazer um aditivo no relatório do orçamento. Os recursos não impactam as prefeituras, não impactam os estados nos primeiros três anos e, portanto, o dinheiro é certo o fato é determinado e o Ministério da Saúde autoriza a dizer que em 15 dias o grupo estará formado”, garantiu a deputada.

O prazo não deve exceder mais que um mês para a revogação da liminar que impede os pagamentos no supremo. “Acredito que até o mês de fevereiro a gente tenha isso equalizado. O judiciário volta do recesso no dia 2 de fevereiro, esperamos que tenhamos condições de que o STF faça a revogação da liminar e autorize os pagamentos. Nada vem de forma fácil, ainda mais para nós da Enfermagem”, finalizou Daniel

Luta – Fruto de ampla pactuação de consensos, o Piso Salarial é uma conquista histórica da Enfermagem. A garantia desse direito é um reconhecimento à importância da categoria para a saúde da população do país e não pode permanecer estagnada no judiciário. Com a promulgação da Emenda Constitucional 127, o Conselho Federal de Enfermagem entende que foi alcançada a segurança jurídica requerida para o custeio do Piso, sem criar novos impostos e despesas, apenas remanejando recursos de outras fontes para o financiamento do piso no setor público e filantrópico.

O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem vão continuar lutando com a diligência necessária, buscando solucionar o impasse para que enfermeiras(os), técnicas(os), auxiliares e obstetrizes sejam efetivamente reconhecidas(os) e possam alcançar a tão sonhada valorização.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS