Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/01/2023
Cofen alinha últimos detalhes do programa de especialização Pós Tec Enfermagem


O Pós Tec Enfermagem, maior programa de pós-formação gratuita para técnicas(os) de Enfermagem do país, já está em desenvolvimento. O primeiro edital estará disponível no dia 30 de janeiro e as inscrições acontecem de 7 a 14 de fevereiro, exclusivamente pela multiplataforma CofenPlay. Para se cadastrar no aplicativo, CLIQUE AQUI.

A primeira turma do Pós Tec vai ofertar cinco mil vagas, distribuídas entre os cursos de cuidados ao paciente crítico adulto, cuidado crítico ao paciente neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva. Cada especialização vai contemplar mil alunos, selecionados por ordem de inscrição.

Estão aptos a participar do programa as(os) técnicas(os) de Enfermagem que possuam registro ativo, com carteira profissional e anuidade em dia, nos Conselhos Regionais de Enfermagem. O início das aulas acontecerá na metade de março.

Com abrangência nacional, os cursos têm carga horária de 300 horas e acontecerão em formato híbrido. O conteúdo teórico será promovido em formato virtual por meio de parceria com o Centro Profissional e Tecnológico em Saúde Universidade Federal da Paraíba (CPT/UFPB), enquanto que a parte prática será realizada no local de atuação da(o) técnica(o) de Enfermagem. A expectativa é de que dez mil profissionais sejam qualificadas(os) anualmente, durante cinco anos.

Representantes do CPT/UFPB apresentaram os detalhes finais do programa na Sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Antônio Tolla, esteve presente na atividade.

“O Pós Tec é fruto de uma escuta atenta dos anseios dos nossos técnicos. Compreendemos a necessidade contínua de qualificação e os crescentes avanços científicos e tecnológicos. Não temos dúvida de que o programa irá impactar a qualidade da assistência, democratizando o acesso ao aprimoramento profissional da maior força da Saúde brasileira” declarou Betânia Santos, presidente do Cofen. “Com o Pós Tec, queremos construir pontes entre a teoria e a prática para aprimorar as habilidades dos profissionais de nível médio, qualificar a assistência prestada em todo o país e fortalecer o Sistema Único de Saúde”, afirmou Soraya Adriano, diretora do CPT/UFPB.

Impactos positivos – A especialização das(os) técnicas(os), maior categoria profissional da Enfermagem brasileira, produz efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribui para o aumento da autonomia da categoria. Abrangendo os eixos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a expectativa é de que o programa contribua para a diminuição de ocorrências adversas e agregue produtividade ao trabalho das(os) profissionais de nível médio na rede de atenção à saúde no SUS.

“A nossa expectativa é inovar e revolucionar a categoria dos técnicos de Enfermagem, que tanto anseiam por esse projeto. Sabemos como as especializações são onerosas, e por isso, o Cofen, juntamente com os Conselhos Regionais, estão abrindo as portas para que os profissionais tenham a oportunidade de se qualificar de forma gratuita dentro da área de sua expertise”, disse Aurilene Cartaxo, professora da graduação de Enfermagem da UFPB e editora associada da Revista Enfermagem em Foco.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/03/2024
TST encerra negociações sobre o Piso da Enfermagem


18/03/2024
Resultado final dos aprovados na terceira edição do Pós-Tec Enfermagem é divulgado


18/03/2024
Nota Oficial: entenda a decisão do Cofen sobre o dimensionamento da equipe de Enfermagem


14/03/2024
Cobertura vacinal de crianças contra Covid19 segue baixa


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS