Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/02/2023
Cofen estuda atualizar resolução sobre atendimento no Suporte Básico de Vida



Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen)

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen) esteve reunida no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de fevereiro, para discutir a atualização da Resolução Cofen 688/2022, responsável por normatizar as diretrizes assistenciais e a administração de medicamentos pela equipe de Enfermagem que atua no Suporte Básico de Vida (SBV). Durante os encontros, foi analisada, em conjunto com a Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN), a inclusão de incrementos no anexo da normativa.

Entre as adições analisadas, está o detalhamento dos possíveis agravos ocasionados pelas medicações administradas por técnicas(os) de Enfermagem, além da possibilidade de abordagem medicamentosa no controle da dor, exceto com uso de opióides.

As atualizações buscam facilitar a compreensão pelas(os) profissionais, para qualificar o trabalho da equipe de Enfermagem durante a execução dos procedimentos e garantir uma assistência resolutiva e segura. “Era preciso deixar, ainda mais claro, em quais situações de urgência e emergência nossos enfermeiros e técnicos poderiam administrar medicamentos, sob regulação e protocolos institucionais”, declarou Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Conue.

“O SBV responde por mais de 85% de todos os atendimentos e é nossa maior força de reposta pré-hospitalar. Se o apoio do Suporte Avançado de Vida for inviável, precisamos garantir a segurança na atuação dos profissionais”, afirma Marisa Malvestio, membro da Conue.

A Comissão de Urgência e Emergência ainda iniciou a discussão sobre a atuação da Enfermagem em áreas de risco e Zona Quente, tema relevante no atual cenário das urgências. Além de Eduardo Fernando de Souza e Marisa Malvestio, participaram da reunião os membros da Conue Rosane Ciconet (conselheira do Coren-RS), Walber Frazão e Lilian Behring. Representando a CTLN, estiverem presentes nos encontros a coordenadora Cleide Mazuela e a integrante Rachel Diniz.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS