Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/04/2023
Congresso Nacional aprova PLN 05/2023, que dá recursos para o Piso da Enfermagem



Sessão Conjunta do Congresso Nacional

O Congresso Nacional aprovou na tarde desta quarta-feira, 26 de abril, crédito especial de R$ 7,3 bilhões para viabilizar o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem. O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 05/2023 irá para sanção presidencial. A expectativa é que aprovação dos recursos leve à derrubada da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a implementação da Lei 14.434/2022, a Lei do Piso.

“A Enfermagem brasileira não desiste nunca, seguirá removendo cada obstáculo até o Piso Salarial estar nos contracheques, erradicando salários miseráveis que, sabemos, ainda são realidade em grande parte do Brasil”, afirmou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos. "O Governo Federal, agora, tem recurso para repassar ao Ministério da Saúde e este direcionar os valores aos entes federados e os prestadores de serviços", complementou o conselheiro federal e representante da Enfermagem gaúcha Daniel Menezes de Souza.

Os parlamentares, no entanto, ainda votaram contrários à derrubada do veto 43. Com isso, os valores do Piso não sofrerão reajuste automático pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A correção estava prevista no Projeto de Lei aprovado pelo Congresso em 2022. Na época, o então presidente Jair Bolsonaro vetou o reajuste anual do Piso.

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a sessão anteriormente prevista para o dia 18 de abril foi adiada a pedido do Governo Federal para que houvesse tempo de apresentar o PLN para garantir a margem orçamentária para o pagamento do piso da Enfermagem. Agora só falta a revogação de uma liminar no STF.

O pagamento do Piso é uma promessa do Governo Federal, reiterada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda que os trâmites tenham demorado mais do que se esperava. O Cofen e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) têm se mantido um combatentes em constante presença nos circuitos dos Três Poderes em Brasília.

A Lei do Piso, de autoria do senador Fabiano Contarato, foi votada e aprovada nos termos da emenda substitutiva da senadora Eliziane Gama, que estabeleceu o Piso Salarial nacional de R$ 4.750,00 para enfermeiros, 70% do valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

Histórico – A luta pelo Piso parecia ter chegado ao fim no ano passado, com a aprovação de Lei 14.434/2022. Porém, a aplicação foi suspensa pelo STF, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida por entidades patronais, que apontava a falta de uma fonte pagadora.

Após a decisão, o Congresso aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição que destinaria recursos para o pagamento do Piso da Enfermagem (PEC 42/2022). A medida direcionaria recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o Piso Salarial Nacional da Enfermagem no setor público, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços, com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, a liminar foi mantida. A expectativa é que, com a aprovação do PLN, a matéria possa ser revista.


Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS