Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/05/2023
Cofen divulga nota oficial sobre PL 1767/2021



O Cofen reforça que a profissão é autônoma, com formação teórico-prática específica, do nível médio ao doutorado. Diante de dúvidas trazidas pelos profissionais, esclarecemos que o Projeto de Lei 1767/2021, do deputado Sargento Isidoro, teve proposta de substitutivo apresentada na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

O projeto propunha, em seu texto original, que enfermeiros experientes ingressassem em cursos privados de medicina, custeados pelo Governo Federal. Tal proposta naturalmente ofendeu muitos profissionais, que querem ser reconhecidos e valorizados na carreira que escolheram por vocação.

O Brasil precisa de enfermeiros tanto quanto de médicos. A pandemia de Covid19 evidenciou o déficit de enfermeiros e técnicos de Enfermagem especializados em UTI, que se agravaria com o incentivo a migração de enfermeiros para outras carreiras. A proposta representaria, portanto, um desfalque para a Saúde Pública.

O projeto foi alterado, com apresentação de substitutivo pela deputada relatora, enfermeira Carmen Zanotto. O documento propõe o incentivo à qualificação de enfermeiros e fisioterapeutas para que atuem em UTI, em consonância com os princípios do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Apoiamos a substituição do projeto original e adoção da proposta de Carmen Zanotto, por entendermos que a valorização dos trabalhadores passa por incentivo à capacitação contínua e pela remuneração digna. Para incentivar a formação dos profissionais, lançamos o PósTec, que oferece formação gratuita para técnicos de Enfermagem se especializarem. Ampliamos, também, o acordo Cofen/Capes, maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil.

A remuneração adequada, em sua própria carreira, é fundamental para evitar a fuga de cérebros. Por isso, lutamos pelo Piso Salarial nacional, conquista histórica da categoria. Afinal, quem nos viu resistir quer nos ver prosperar.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS