Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

31/05/2023
Coren-RS e demais entidades entregam carta ao governador com propostas da Enfermagem para a Saúde das mulheres


Representantes do Coren-RS e demais entidades da Enfermagem estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, com o governador do Estado, Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pedindo mais atenção à Saúde das mulheres. O presidente do Conselho, enfermeiro Antônio Tolla, e a conselheira secretária e enfermeira Sônia Regina Coradini, acompanhado de demais dirigentes, entregaram uma carta ao chefe do Executivo sugerindo novas políticas que visem, entre outras medidas, a qualificação da Enfermagem para atenção ao público feminino.

Também participaram da atividade as presidentes das seccionais gaúchas da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (Abenfo-RS), enfermeira Virgínia Leissmann Moretto, e da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RS), enfermeira Íride Cristofoli Caberlon, além da segunda secretária da Abenfo-RS, enfermeira Agnes Ludwig, e a representante do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), enfermeira Bruna Engelmann. Além destas entidades, também contribuíram para a elaboração da carta a Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Escola de Enfermagem da Ufrgs e o Sindisaúde-RS.

O documento foi redigido a partir das deliberações do Encontro de Enfermagem na Saúde das  Mulheres: Perspectivas e Desafios para o Cuidado”, realizado em 08 de março de 2023 (CLIQUE AQUI para ver como foi). Na ocasião, foram realizados painéis com os temas “O exercício profissional da Enfermagem para o fortalecimento do SUS na Saúde das mulheres e compromisso com a vida” e “Experiências exitosas na atenção à Saúde das mulheres no parto e nascimento”. A carta entregue a Eduardo Leite pede cursos e vagas para formação de especialistas em Enfermagem obstétrica, cursos para a qualificação de enfermeiras da Atenção Básica em relação ao pré-natal e saúde da mulher de acordo com as práticas baseadas em evidências científicas, além da construção e implementação de centros de parto normal no RS.

“Muito bom receber sugestões de quem está na ponta, atendendo e vendo a realidade, como o alto número de cesarianas que são realizadas no Estado”, afirmou o governador ao receber a carta das mãos do presidente Antônio Tolla. “Temos a certeza de que a Enfermagem pode contribuir muito para melhorar esse cenário”, enfatizou Virgínia.


Confira o texto da carta na íntegra:

CARTA DO DIA 8 DE MARÇO DE 2023 

Encontro de Enfermagem na Saúde das Mulheres 

As entidades signatárias do presente, reunidas durante o Encontro de Enfermagem na Saúde das Mulheres, no dia 08 de março de 2023, idealizado e realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – Coren-RS e pela Câmara Técnica de Atenção à Saúde das Mulheres do Coren-RS, atendendo as deliberações do Encontro acima referido, e em conjunto com as entidades que assinam o documento, considerando: 

• A realidade do Rio Grande do Sul-RS, relativamente às políticas públicas voltadas à população de mulheres e ao nascimento no Brasil, ao alinhamento às metas internacionais direcionadas à saúde geral da população e à qualificação e quantificação de enfermeiras identificadas com esta temática;

• A dificuldade na distribuição da realização do exame citopatológico de colo de útero no RS (SES, 2023) e outros programas de atenção à Saúde das Mulheres;

• A taxa de 64,27% de cesarianas no ano de 2022, muito além do preconizado pela OMS no documento Declaração da OMS sobre Taxas de Cesáreas que é de 15% (OMS, 2015);

• A dificuldade na implementação da resolução nº 206/2017-CIB/RS;

• As recomendações da OPAS/OMS e seus parceiros para equipar a força de trabalho de enfermagem com o investimento acelerado e massivo no ensino de enfermagem, e em especial da enfermagem obstétrica, e criação de empregos (OPAS, 2020).

Vem à presença do Exmo. Sr. Governador do Estado do RS solicitar que as Comissões de Gestão do Estado do RS e do município de Porto Alegre-RS sejam instigadas para a construção de novas realidades na atenção às mulheres e ao nascimento, com a efetiva organizando e realização de: 

• Cursos e vagas para formação de especialistas em Enfermagem obstétrica.

• Cursos para a qualificação de enfermeiras da Atenção Básica em relação ao pré-natal e saúde da mulher de acordo com as práticas baseadas em evidências científicas.

• Construção e implementação de centros de parto normal no RS.

Temos plena certeza de que essas providências serão de extrema importância e melhoria para a qualidade de vida das mulheres, das mulheres gestantes, e do nascimento. 

Porto Alegre, 08 de março de 2023. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS