Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/06/2023
Cofen aprova criação de sala de apoio à amamentação



Sala de Apoio à Amamentação da Defensoria Pública da Bahia

O plenário do Cofen aprovou nesta quinta-feira, 30 de maio, por unanimidade, o projeto “Cofen/Conselhos Regionais apoiando as mulheres trabalhadoras que amamentam”. A iniciativa, apresentada pela conselheira federal Ivone Amazonas, inclui a implementação de sala de apoio à amamentação no edifício-sede, podendo ser replicada pelos Conselhos Regionais.

“A sala não exige uma estrutura complexa, e fará toda a diferença para as trabalhadoras no retorno da licença maternidade”, destaca a dirigente. “Muitas mulheres param de amamentar precocemente quando retornam ao trabalho. Nosso compromisso, como enfermeiros e gestores, é promover o incentivo, a proteção e o apoio ao aleitamento materno”, reforça a conselheira.

Nas salas de apoio à amamentação, as lactantes podem esvaziar as mamas com conforto e tranquilidade, armazenando seu leite corretamente para depois oferecer ao bebê ou doar ao Banco de Leite Humano. O leite é mantido sob refrigeração, em frascos esterilizados, com uma etiqueta identificatória, em conformidade com nota técnica da Anvisa e do Ministério da Saúde. Bolsas térmicas devem ser usadas para manter a cadeia de frio no transporte do leite do trabalho até a casa.

“A Enfermagem é a categoria profissional que mais apoia a amamentação. É justo que esse incentivo alcance as funcionárias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”, afirma a conselheira federal Helga Bresciani. “Como enfermeiro e pai, sei do impacto de uma iniciativa como essa para as mães no retorno ao trabalho”, reforçou o conselheiro Osvaldo Albuquerque, que presidiu a votação do projeto. A iniciativa conta com o apoio do Banco de Leite Humano do Distrito Federal.

Amamentar reduz mortalidade infantil –  Dados do Ministério da Saúde indicam que o leite materno é capaz de reduzir em até 13% a morte por causas evitáveis na primeira infância. A prevalência da amamentação exclusiva entre bebês menores de 6 meses aumentou mais de 1.500% entre 1986 e 2020, passando de 2,9% para 45%, segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI). No mesmo período a mortalidade infantil caiu em taxas anuais de quase 5%, associada à ampliação da rede de atenção básica, vacinação e amamentação.

Encontre um Banco de Leite – O Brasil conta com 227 bancos de leite e 240 postos de coleta distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal. Os profissionais de Enfermagem têm papel fundamental no manejo da amamentação e gestão dessa rede, que pode estar mais perto do que você imagina. Ligue para o telefone 136 ou acesse o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, para encontrar a unidade mais próxima.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/03/2024
TST encerra negociações sobre o Piso da Enfermagem


18/03/2024
Resultado final dos aprovados na terceira edição do Pós-Tec Enfermagem é divulgado


18/03/2024
Nota Oficial: entenda a decisão do Cofen sobre o dimensionamento da equipe de Enfermagem


14/03/2024
Cobertura vacinal de crianças contra Covid19 segue baixa


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS