Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

02/06/2023
Coren-RS celebra resultados de Comunicação Digital
Estratégia iniciada em 2020 visa alcançar o público da instituição nas redes sociais


Ronan Dannenberg e Vanessa Drehmer

Em 2020, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) inaugurou uma estratégia de Comunicação Digital com o objetivo de alcançar o público da instituição nas redes sociais. Cerca de três anos depois, a entidade comemora resultados positivos. Porém, para chegar até aqui, o trabalho se utilizou de planos de engajamento e alcance para se projetar nas diversas plataformas, como o Facebook, o Instagram e o TikTok.

Ronan Dannenberg, jornalista responsável pelas redes sociais, no setor de Comunicação e Eventos do Conselho, afirma que a conta da instituição no Facebook ultrapassou os 50 mil seguidores, sendo 99% deles do Rio Grande do Sul. Além disso, o número equivale a cerca de 30% dos profissionais registrados no Coren-RS, que soma 148 mil trabalhadores. "No Instagram, onde despendemos boa parte de nossas energias e é onde estamos angariando os melhores resultados, já fidelizamos um terço de nosso público-alvo", informa. 

O jornalista ainda pontua que o número de seguidores não é a única métrica que conta para a entidade. "A Comunicação em redes sociais, principalmente no que se refere a órgãos públicos, precisa obter resultados de alcance e engajamento que façam com que esses seguidores continuem fiéis aos conteúdos e ainda façam com que essa produção chegue a mais pessoas", avalia. 

Para Ronan, um dos pontos que possibilitou que se chegasse a esses resultados foi a agilidade na divulgação de informações, além da fácil compreensão do conteúdo. Vanessa Drehmer, coordenadora e designer do departamento, explica as ações tomadas. "Tornamos os textos mais agradáveis, diretos e compreensíveis, mas sem tirar a parte mais técnica que a categoria compreende, além de artes que fogem do padrão duro do órgão público," conta. Isso faz, de acordo com ela, com que os conteúdos "sejam mais certeiros".

Com mais de 400 mil visualizações em uma publicação, o TikTok é mais uma plataforma em que o Conselho aposta. "Nossos vídeos com caráter mais motivacional obtêm muito engajamento, não só de profissionais do Estado", frisa Ronan. Vanessa ainda complementa que a estratégia na utilização da rede social também é trazer um público "mais jovem" para o Coren-RS.

Outra tática do setor de Comunicação são as transmissões ao vivo, seja pelo Facebook, pelo LinkedIn ou pelo YouTube, com temas de interesse à classe e que ficam salvas nas plataformas para que os profissionais possam assistir a qualquer momento. "Queremos nos manter cada vez mais próximos da enfermagem, construindo uma imagem do Coren-RS como parceiro e aberto ao diálogo. Para isso adotamos uma comunicação efetiva nos diferentes canais e buscamos melhorias constantes", arremata Vanessa. 

Capacitação - Além disso, parte da estratégia do setor, que ainda conta com a jornalista Joanna de Oliveira Ferraz e as estagiárias Maria Eduarda Feijo Lovato e Renata Rybarczyk, são as capacitações constantes. Para isso, os profissionais buscam participar de diferentes atividades voltadas a comunicadores da esfera pública. Uma das iniciativas, inclusive, é liderada por Ronan, que criou um grupo de WhatsApp com profissionais da Comunicação que trabalham em diferentes órgãos estatais, para trocarem informações e práticas de trabalho.

Fonte: Coletiva.net

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/06/2024
Comissão Científica finaliza programação do 26º CBCENF


18/06/2024
Enfermeira Fábia Richter, do RS, recebe Colar do Mérito Acadêmico e conquista assento na ABRASCI


18/06/2024
Ministério abre chamada pública para apoio a eventos técnico-científicos em Saúde


18/06/2024
Coren-RS defende nomeação de enfermeira em cargo de gestão no Hospital Cristo Redentor


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS