Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/07/2023
17ª Conferência Nacional de Saúde celebra participação popular na construção de políticas públicas para o SUS


Encerrou na quarta-feira, 05 de julho, em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento quadrianual celebrou a participação popular na construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A etapa nacional foi precedida de encontros municipais e estaduais, realizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde, além das conferências livres sobre temáticas específicas. Das etapas municipais e estaduais, foram eleitos os delegados, que levaram as propostas para o encontro nacional. A conferência é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou em seu discurso, no último dia do evento, o que estes encontros representam para o país. “Há 37 anos  foi realizada a primeira conferência de Saúde desse país, e desde então elas têm determinado as melhorias na qualidade da Saúde da população. Todas as conquistas que tivemos na Saúde são obra e  trabalho de vocês que fazem as Conferências Nacionais de Saúde”, declarou.

“Não queremos uma conferência apenas como um ato. Queremos uma conferência como um documento forte que o Ministério da Saúde vai implementar. É esse o nosso compromisso”, reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na abertura do evento. Entre os marcos do encontro, os mais de 700 mil mortos por Covid19 foram lembrados. “Muitas das mortes poderiam ter sido evitadas com ações coordenadas do Governo Federal”, destacou a ministra.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, reforçou que a Saúde não pode ser vista de maneira isolada, pois é diretamente associada à determinantes sociais. “Saúde tem que significar que as pessoas têm direito a comida, casa, trabalho, a um salário condigno, água, vestimenta, educação. Direito a informações, como dominar o mundo e transformá-lo. Direito ao meio ambiente protegido e uma vida digna e decente, como nos ensinou Sérgio Arouca”, afirmou.

Durante o evento, foi lançado o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde, Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e o CNS. O documento é uma plataforma coletiva e interativa que reúne iniciativas práticas e saberes dos movimentos sociais no campo da Saúde. O objetivo é que a ferramenta colabore no fomento de redes sobre políticas públicas.

Fonte: Cofen e CNS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

10/05/2024
SOS Chuvas: agendas de maio do Coren-RS são canceladas


10/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS alerta sobre falsos profissionais de Enfermagem


10/05/2024
SOS Chuvas: parceria entre Cofen, Coren-RS, Cruz Vermelha, prefeitura de Gravataí e Rotary cria Centro de Distribuição de Donativos aos afetados pelas enchentes


10/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS segue com horário de expediente alterado. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS