Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/08/2023
Piso Salarial: Ministério da Saúde publica cartilha explicando repasses financeiros



O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, produziu uma cartilha que detalha o histórico de aprovação do Piso Salarial da Enfermagem, contando as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), e respondendo principais dúvidas sobre o pagamento do valor complementar. O documento está disponível CLICANDO AQUI.

A Portaria 1135/2023 do Ministério da Saúde, publicada nesta quarta-feira, 16 de agosto, que define os critérios do repasse da assistência financeira complementar da União a estados, municípios e Distrito Federal para o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem só foi possível graças ao levantamento, junto aos gestores estaduais e municipais, dos dados da categoria no aplicativo InvestSUS do Fundo Nacional de Saúde (FNS). 

O primeiro repasse para o pagamento do recurso complementar retroativo a maio será feito por transferência fundo a fundo aos estados, municípios e DF na segunda-feira, 21 de agosto. Entidades sem fins lucrativos que atendem pelo menos 60% dos pacientes pelo SUS também farão jus ao auxílio, mas receberão o complemento diretamente da gestão estadual ou municipal com o qual possuem contrato. A Portaria estabelece que os fundos locais têm até 30 dias após receberem os recursos do FNS para realizarem o crédito na conta dos estabelecimentos de saúde. 

O Governo Federal garantiu R$ 7,3 bilhões para viabilizar o pagamento do Piso da Enfermagem para todos os profissionais da categoria. Tanto os profissionais ligados ao Ministério da Saúde quanto estados, municípios e Distrito Federal devem receber parcelas retroativas a maio em 2023, incluindo o 13º salário. No caso da folha de pagamento do Ministério da Saúde, o depósito feito em agosto é referente aos meses de maio e junho, além da parcela de julho. A partir de agora, o Ministério da Saúde segue a programação para o pagamento das parcelas até dezembro.   

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

10/05/2024
SOS Chuvas: agendas de maio do Coren-RS são canceladas


10/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS alerta sobre falsos profissionais de Enfermagem


10/05/2024
SOS Chuvas: parceria entre Cofen, Coren-RS, Cruz Vermelha, prefeitura de Gravataí e Rotary cria Centro de Distribuição de Donativos aos afetados pelas enchentes


10/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS segue com horário de expediente alterado. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS