Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
14/09/2023
SOS Chuvas: Coren-RS pede intervenção do Ministério da Saúde e da SES para suplementar quadro de profissionais em Muçum

As fortes chuvas e enchentes que atingiram a região do Vale do Taquari forçaram uma redução do quadro de profissionais de Enfermagem no Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, de Muçum. Diante do cenário, o Coren-RS enviou ofício ao Ministério da Saúde e à Secretária Estadual da Saúde (SES) pedindo a intervenção do Estado e do Governo Federal no objetivo de suplementar o número de profissionais no serviço de Saúde. O hospital teve aumento no número de pacientes e idosos e no fluxo de consultas ambulatoriais, sem que houvesse qualquer providência dos gestores em complementar o quadro de trabalhadores neste cenário emergencial.
O quadro foi diagnosticado pela Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen que, em parceria com o Coren-RS, atua na região atingida pelas cheias e tempestades. Durante o acolhimento aos profissionais de Enfermagem de Muçum. “Muitos colegas ainda não conseguiram voltar ao trabalho, pois estão envolvidos com os prejuízos causados pelas enchentes, ao mesmo tempo que, também por causa da catástrofe, o número de pacientes aumentou”, relata o enfermeiro integrante da ERR, Eduardo Fernando de Souza.
ERR – Atuando na região afetada pelas enchentes e chuvas, a ERR do Cofen, em parceria com o Coren-RS, presta apoio solidário aos profissionais de Enfermagem que foram atingidos pela catástrofe. Além de Souza, representante do Cofen, estão na região o conselheiro do Coren-RS e auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes e o enfermeiro Carlos Augusto Pereura (SAMU de Cascavel/PR). Contatos com a equipe devem ser feitos por meio do formulário SOS Chuvas. Além disso, os profissionais afetados pela catástrofes podem solicitar a isenção de anuidade. Confira AQUI como proceder.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
27/06/2025
Após ação do Coren-RS, Justiça determina que município de Cerro Branco mantenha enfermeiros em tempo integral nas unidades de saúde
27/06/2025
Ouvidorias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem avaliam avanços e planejam ações
27/06/2025
Unidades do Senac de Gravataí, São Leopoldo e Uruguaiana recebem Selo de Certificação da Qualidade do Cofen
26/06/2025
Estudo sobre apoio do Cofen e do Coren-RS à Enfermagem na catástrofe no RS conquista 1º lugar em simpósio internacional