Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/10/2023
Investimento em Enfermagem é essencial para Saúde, destaca OPAS no 25º CBCENF



A importância dos recursos humanos e investimento em Enfermagem para a Saúde global foram destaque na palestra magna da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS), representada por Silvia Cassiani, que abriu a programação científica do 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), nesta terça-feira, 24 de outubro. O evento acontece em João Pessoa, com transmissão ao vivo para todo país pelo CofenPlay.

Cassini parabenizou a Enfermagem brasileira pela conquista do Piso Salarial e pelo protagonismo na capacitação e articulação internacional da profissão. "A Enfermagem represente 56% dos profissionais de Saúde. É imprescindível que a categoria tenha voz ativa na definição das políticas públicas de Saúde e investimentos públicos", declarou.

A dirigente reafirmou o papel dos profissionais frente ao desafio da reestruturação dos sistemas de Saúde e a crise econômica gerada pela pandemia. A América Latina enfrentou redução de 6,8% do produto interno bruto (PIB) e aumento da pobreza, que afeta 209 milhões de pessoas na região, segundo dados apresentados. Para os profissionais de Enfermagem, a pandemia foi marcada pela pressão extrema e adoecimento psíquico, que ainda repercute. “Os profissionais de Saúde são fundamentais para a recuperação econômica da região”, comentou.

A tendência migratória preocupa a OPAS/OMS, em especial a migração de profissionais do Caribe anglófilo para os Estados Unidos. Cassiani manifestou, ainda, preocupação com o aumento da migração dos profissionais latino-americanos para Espanha e Alemanha, impulsionados pelos baixos salários e falta de oportunidades profissionais. Segundo ela, se nada for feito, a situação pode gerar um défice de 2 milhões de profissionais de Saúde na América Latina até 2030.

Perspectivas para o futuro – Silvia Cassiani apresentou a Política Sobre a Força de Trabalho em Saúde Para 2030, aprovada em setembro pelo países membros da OPAS/OMS. O documento destaca a importância da governança, dos mecanismos regulatórios, da formação e capacitação profissionais, com promoção de condições dignas de trabalho, para ampliar a cobertura e alcançar sistemas da Saúde resilientes.

Saúde mental, enfermidades crônicas, Enfermagem obstétrica e a atenção aos idosos são áreas emergentes na Enfermagem, na avaliação de Cassiani, que instou os presentes a buscarem capacitação, frente às competências crescentes demandadas pelas transformações sociais. “Quem ganha com o papel ampliado de um enfermeiro competente é a população”, destacou a assessora regional da OPAS/OMS para Enfermagem e Técnicos de Saúde.

“Está sendo uma grande honra tê-la conosco, durante a palestra e durante todo o evento. Esperamos por muito tempo esse momento e nas bodas de prata do CBCENF, trouxemos a Silvia”, agradeceu a presidente, Betânia Santos.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

29/05/2024
SOS Chuvas: mais de 2,5 mil profissionais de Enfermagem estão desalojados ou desabrigados


28/05/2024
SOS Chuvas: se você teve contato com a água da enchente, fique atento a sintomas da leptospirose e outras doenças


28/05/2024
Abertas as inscrições para o 26º CBCENF


28/05/2024
SOS Chuvas: alerta sobre riscos e prevenção de síndromes respiratórias em abrigos no RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS