Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/11/2023
Live do Coren-RS tratou da assistência de Enfermagem às pessoas idosas: assista!



O Coren-RS realizou na terça-feira, 07 de novembro, a live Enfermagem gerontológica. Participaram da discussão online as enfermeiras Camila Pastoriza (enfermeira fiscal do Coren-RS, pós-graduada em Gerontologia Clínica e Saúde do Idoso e em Enfermagem Intensiva) e Janete Urbanetto (doutora em Medicina e Ciências da Saúde, professora do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e do PPG em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS) e a auxiliar de Enfermagem Ana Elisa Ferreira de Freitas (que atua na Clínica da Família IAPI, unidade de saúde que mais atende idosos em Porto Alegre, e que desde 2000 trabalha na Atenção Primária em Saúde). O foco do debate foi contextualizar o papel essencial da Enfermagem junto a essa população – os últimos censos e levantamentos mostram um franco envelhecimento da população brasileira e mundial.

Camila falou sobre os aspectos legais que envolvem a fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Pela legislação vigente, elas são consideradas casas de repouso, logo, a presença de profissionais de Enfermagem entre os funcionários não é obrigatória. Camila ressaltou o quanto isso pode ser arriscado, pois as pessoas idosas que vivem nesses locais, muitas vezes, precisam de cuidados especiais e assistência qualificada, tendo à disposição apenas cuidadores.

Ana Elisa relatou a sua experiência na Clínica de Família IAPI. O local atende à população, em sua maioria idosa, de oito bairros da Zona Norte de Porto Alegre. Ela destacou as particularidades de lidar com esse público e a necessidade de um atendimento acolhedor.

Janete, por sua vez, destacou as diversas questões relacionadas à segurança do paciente, quando se trata do público idoso. E essas medidas, segundo ela, não são importantes apenas nas instituições de saúde, mas também em casa ou no local onde a pessoa idosa vive.

Para assistir à live, CLIQUE AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/05/2024
SOS Chuvas: confira informações de empresas e outras instituições que podem te ajudar


20/05/2024
Câmara realiza sessão solene e audiência pública sobre a Enfermagem nesta terça-feira, 21


20/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS adia atividades da Semana da Enfermagem 2024


20/05/2024
Cofen vai participar de audiência pública da Câmara sobre PEC que vincula Piso da Enfermagem à jornada de 30 horas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS