Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/04/2024
Coren-RS participa de lançamento da campanha de combate às fake news “Duvide do que você vê, ouve e lê”



Edgar, Joice, José Nunes e Ronan durante a atividade

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou na manhã desta terça-feira, 16 de abril, a campanha “Duvide do que você vê, ouve e lê”. A ação incentiva o combate às fake news e busca chamar atenção de toda a sociedade diante da proliferação de informações de fontes suspeitas, principalmente com o avanço da inteligência artificial. O Coren-RS participou da atividade, realizada na sede da ARI, em Porto Alegre, com a presença dos conselheiros e técnicos de Enfermagem Edgar Vagner Moraes e Joice Ferreira, além do jornalista Ronan Dannenberg.

Junto com o lançamento da campanha, foi lido o manifesto “O direito e o dever de duvidar” (texto na íntegra no final desta nota). O documento enfatiza uma preocupação da ARI com a crescente disseminação de conteúdos falsos, conclamando a sociedade a duvidar de informações que não sejam de fontes confiáveis. “Lutar contra a desinformação não é uma tarefa restrita a jornalistas. Todos nós, como sociedade, devemos praticar essa luta permanentemente. É necessário estarmos atentos às fraudes digitais, ao mau uso da inteligência artificial e às mentiras que são travestidas de verdades, que iludem as pessoas”, enfatizou o presidente da ARI, José Nunes.

O presidente de honra da ARI, João Batista Filho, reforçou o discurso ao defender limites para a disseminação de informações. “A liberdade de expressão não pode trazer invenção, calúnia e difamação. Atrás de tudo, está uma figura humana que deve saber de suas responsabilidades. Não podemos retroceder e buscar sempre o debate e o esclarecimento”, acrescentou.

A luta contra as fake news é uma bandeira do Coren-RS. Na defesa de uma Enfermagem ética e de uma Saúde que preza pela ciência, o Conselho tem batalhado diariamente contra falsas informações e o negacionismo, como no que se refere às vacinas. Além disso, o Coren-RS é colaborador do projeto de fact-checking (checagem de informações) do Cofen, desenvolvido durante as eleições dos conselhos regionais e do próprio Cofen, com uso de metodologia científica já usada em agências.

Manifesto da ARI - O direito e o dever de duvidar

A Associação Riograndense de Imprensa, entidade associativa que congrega profissionais, estudantes e veículos de comunicação, com nove décadas de luta pela liberdade de expressão e pela democracia, vem a público manifestar sua preocupação com a crescente disseminação de conteúdos falsos e maliciosos pelas plataformas digitais e redes sociais.

Impulsionadas pela popularização de tecnologias sofisticadas, especialmente pela inteligência artificial, as já conhecidas fake news ganharam maior complexidade e tornaram-se bem mais difíceis de serem identificadas, já que os novos recursos possibilitam a criação de vídeos e imagens que parecem autênticos devido à manipulação de rostos, expressões faciais e vozes.

Nesse contexto anárquico e considerando a proximidade de mais um processo eleitoral em nosso país, a ARI conclama seus associados e o público em geral ao exercício do direito de duvidar da veracidade das informações circulantes até que sejam submetidas a mecanismos de aferição e a comparação com conteúdos divulgados pela imprensa profissional, que trabalha com padrões éticos e fontes confiáveis.

Mais do que um direito, duvidar tornou-se um dever de cidadania a ser exercido pelas pessoas que não aceitam ser manipuladas nem querem servir de instrumento para o repasse de falsidades. A campanha que a Associação Riograndense de Imprensa está lançando hoje tem este propósito: duvide!

Duvide sempre! Duvide do que você vê, ouve e lê! É o seu direito e o seu dever. Mas não fique com a dúvida. Procure se informar com o jornalismo profissional, que trabalha pela verdade.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

29/04/2024
Enfermeiro Sincero é atração confirmada na Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


29/04/2024
Comissão Científica discute a programação do 26º CBCENF


26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS