Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde



Buscando lidar com a disseminação de informações falsas e seus impactos na Saúde, um consórcio de pesquisadores lançou o guia "Desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema?" (CLIQUE AQUI para acessar). A publicação busca preparar os trabalhadores do SUS para o diálogo com os usuários sobre temas controversos e com potencial de impactar o bem-estar. O guia sinaliza os conteúdos nocivos à Saúde da população que circulam em grupos do Whatsapp e Telegram, e nas redes sociais, como Instagram, TikTok, Facebook e Youtube. Campanhas contra vacinas, falsos medicamentos, tratamentos milagrosos sem comprovação científica e receitas mágicas para emagrecer estão entre os mais frequentes conteúdos de desinformação propagados.

A desinformação aumenta a desigualdade no acesso a Saúde. É importante que os profissionais estejam atentos à circulação de fake news e estabeleçam diálogo com os usuários do serviço para contrapor informações falsas, incompletas e que podem induzir a escolhas prejudiciais à Saúde.

A cartilha, que traz uma curadoria de cursos de educação midiática, indica espaços para checagem de informação de notícias sobre saúde e sugere uma lista de fontes confiáveis acerca da temática, foi lançada por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

Enfermagem contra fake news – Disseminar desinformação pode constituir infração ética para os profissionais de Enfermagem. O profissional não poderá garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamentos para os quais não haja comprovação científica, nem oferecer a pacientes e familiares consultas por redes sociais, substituindo as consultas presenciais.

Desde 2000, o Cofen participa de campanhas internacionais contra fake news em Saúde. Em 2023, as eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais contaram, pela primeira vez, com um serviço de checagem de informações sobre o pleito e as chapas inscritas.

Fonte: Ascom Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/05/2024
SOS Chuvas: informações importantes


16/05/2024
PEC que vincula jornada de 30 horas ao Piso da Enfermagem atinge número suficiente de subscrições


16/05/2024
SOS Chuvas: corredor humanitário é ampliado em Porto Alegre e liberado para a Enfermagem trabalhar


16/05/2024
SOS Chuvas: Coren-RS altera, novamente, prazos de processos éticos e administrativos. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS