Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
14/05/2024
SOS Chuvas: dez toneladas de doações via Cruz Vermelha RS chegam para ser repassados à Enfermagem
Duas carretas com dez toneladas de cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, água e roupas chegaram entre segunda e terça-feira, 13 e 14 de maio, para serem doados aos profissionais de Enfermagem atingidos pelas chuvas no RS. Os donativos vieram de São Paulo e foram repassados pela filial gaúcha da Cruz Vermelha, que tem auxiliado na logistica desses materiais. Agora, as doações serão gerenciadas pelo Gabinete de Crise do Coren-RS e do Cofen. Um comboio com oito veículos já buscou parte dos insumos ainda na terça-feira para que cheguem rapidamente aos colegas afetados pela calamidade.
Os alimentos, os agasalhos e demais insumos são entregues no Centro de Distribuição de Donativos instalado em Gravataí, parceria do Coren-RS e do Cofen com a Cruz Vermelha do RS, o Rotary Internacional e a prefeitura de Gravataí. “Agradecemos demais o apoio destas entidades que estão contribuindo demais para que possamos prestar apoio aos colegas que foram vítimas da catástrofe que atingiu o estado”, destacou o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla. O dirigente esteve junto com conselheiros, funcionários e demais colaboradores ao buscar parte das doações.
Dentro das ações do Gabinete de Crise está a Central de Ajuda Humanitária. À medida que os profissionais de Enfermagem que foram afetados preenchem o formulário SOS Chuvas, é feito o contato com estes colegas para avaliar as necessidades de cada um. “Desta forma conseguimos mapear onde estão os atingidos e priorizar as ações”, destaca o coordenador da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, enfermeiro Eduardo Fernando de Souza, que está colaborando nas estratégias de acolhimento aos trabalhadores da categoria.
Formulário SOS Chuvas - Profissionais de Enfermagem vítimas das chuvas podem solicitar apoio ao Coren-RS e ao Cofen por meio do formulário SOS Chuvas. Importante destacar que assim que o documento for preenchido, o contato pode ser feito a partir de diferentes DDDs, em função de equipes de outros Corens estarem auxiliando na ajuda humanitária.
Até o fechamento desta nota, 1.878 trabalhadores da categoria foram acometidos no estado, sendo que 1.081 estão desalojados. Em todo o RS, já são 450 municípios afetados e mais de 2,1 milhões de pessoas atingidas. Foram confirmados, até o momento, 147 mortes.
Campanha solidária de ajuda aos profissionais – Além dessas ações, os Conselhos iniciaram uma campanha nacional para arrecadar apoio financeiro com o objetivo de apoiar a Enfermagem acometida pelas chuvas. Não há valor mínimo para doação. A arrecadação acontece via Pix, por meio do COBEEM, entidade sem fins lucrativos e devidamente registrada no Cofen. Todo o dinheiro angariado será convertido na compra de materiais como colchões, roupas íntimas, absorventes, fraldas descartáveis infantis, fraldas geriátricas, kits de limpeza, kits de higiene e alimentos. Após a entrega dos itens, será realizada uma live, nas redes oficiais do Conselho Federal, para prestação de contas.
Confira os dados para realizar a sua doação:
Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência – COBEEM
Chave Pix (CNPJ): 05.860.470/0001-49
Instituição: Banco Santander
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
14/05/2025
Coren-RS participa de audiência pública em Cachoeira do Sul sobre o Piso da Enfermagem
14/05/2025
Excelência no ensino de Enfermagem garante recertificação do Cofen ao Senac Saúde de Porto Alegre
14/05/2025
Coren-RS lança Observatório da Violência na Enfermagem durante a Semana da Enfermagem 2025
12/05/2025
Coren-RS defende padronização do repasse dos recursos destinados ao Piso durante audiências públicas da ALRS