Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
23/05/2024
CofenPlay disponibiliza e-book “Enfermagem em Saúde da Mulher na Atenção Básica
Já está disponível na multiplataforma CofenPlay o e-book “Enfermagem em Saúde da Mulher na Atenção Básica”. A publicação trata da regulação, da prática e da formação dos profissionais na atenção primária, bem como as políticas de saúde da mulher nesse meio. São sete capítulos que retratam diversos serviços voltados à Saúde da mulher, como políticas públicas no contexto da saúde sexual de adolescentes, como conviver com o climatério e a menopausa, e aconselhamento em aleitamento materno. Organizado pelos professores Valdecyr Herdy e Bianca Dargam, o material tem capítulo sobre Políticas de Saúde da Mulher na Atenção Primária escrito pelos funcionários do Cofen Neyson Freire e Clara Fagundes.
O conteúdo também aborda a violência contra as mulheres como uma questão de saúde pública e como a Enfermagem pode ser um veículo facilitador para a prevenção. Alguns exercícios e gabaritos foram propostos ao final de cada capítulo, ajudando na fixação da aprendizagem e podendo sanar algumas dúvidas.
O livro ainda ressalta o papel crucial da Enfermagem na ampliação do acesso e na resolutividade da Atenção Básica, em especial na saúde sexual e reprodutiva. A escuta atenta e o acolhimento integral são a base da consulta de Enfermagem. Acolhimento, testes rápidos, coleta do citopatológico, contracepção e encaminhamentos são parte de um único processo. Cabe aos profissionais também, orientar e encaminhar para serviços, conforme a escolha da mulher.
A inserção do DIU por enfermeiros qualificados vem contribuindo para o aumento do acesso. No Brasil, 55% das gestações não são planejadas. A gravidez indesejada é uma epidemia silenciosa, sobretudo entre adolescentes, contribuindo para o aumento da mortalidade materna e do número de abortamentos clandestinos. Contraceptivos de alta eficácia e longa duração, como DIU e implantes, apresentam taxas de insucesso inferiores a 1%, enquanto os mais utilizados, como pílula, injetáveis ou preservativos, de 8% a 12%.
Fonte: Ascom Cofen
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
11/10/2024
Porto Alegre e outras dez capitais apresentam aumento de casos graves de SRAG: crianças pequenas e idosos são os mais afetados
11/10/2024
Piso Salarial: Justiça determina correção de editais de concurso em cinco cidades após ações do Coren-RS
08/10/2024
Fiocruz lança curso online de prevenção ao HIV
07/10/2024
Com 90 profissionais eleitos, Enfermagem aumenta representação em prefeituras e câmaras no RS