Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

27/05/2024
SOS Chuvas: auxílio da Cruz Vermelha tem sido fundamental no acolhimento da Enfermagem


O Gabinete de Crise do Coren-RS e a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen estão com parcerias importantes para prestar a ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos pelas chuvas no estado. Uma delas é da Cruz Vermelha RS. A filial gaúcha da entidade tem sido essencial no enfrentamento dos desafios impostos pela calamidade, tanto no repasse de doações quanto na logística de entrega dos donativos aos trabalhadores da categoria que preencheram o formulário SOS Chuvas.

Até o momento, a parceria com a Cruz Vermelha RS rendeu à Enfermagem, ao menos, 13 toneladas de doações, além de estrutura para a entrega destes insumos. Juntamente ao Rotary Internacional, um Centro de Distribuição de Donativos foi criado em Gravataí para facilitar o repasse dos produtos, entre eles cestas básicas, água, roupas e itens de higiene e limpeza. O espaço prioriza as entregas para a Região Metropolitana. Outros centros estão em operação nos municípios de Ivoti (para Serra, Vales do Caí e do Sinos) e Santa Maria (para a Região Central do estado). Para levar os insumos aos atingidos, a Cruz Vermelha RS colabora com, pelo menos, duas picapes e mais equipe de colaboradores.

Esta parceria não é de agora. Nas chuvas de setembro, que atingiram principalmente o Vale do Taquari, a ERR do Cofen e a Cruz Vermelha atuaram juntas. “Na ocasião, acompanhamos toda a experiência do Conselho Federal e a perspicácia da equipe em construir um plano bem estabelecido, do quanto as medidas tomadas eram benéficas e que faziam sentido como ação humanitária. Assim que as chuvas voltaram a atingir o estado neste ano, prontamente entramos em contato com a ERR para atuarmos juntos”, relata o presidente da Cruz Vermelha RS, Ismael Pereira. 

Nas recentes cheias, a ERR já estava monitorando a situação no estado com os sistemas disponíveis, acompanhando o ritmo de elevação dos rios e mapeando as cidades que poderiam ser atingidas. “Isso foi fundamental para ver que resposta cada localidade estava dando e como estava sendo a criação de abrigos e demais estruturas”, destaca o coordenador da ERR/Cofen, Eduardo Fernando de Souza. “O estrago foi muito grande e, todos os dias, recebemos novos relatos de profissionais da Enfermagem que precisam algum tipo de auxílio do Gabinete de Crise do Coren-RS e do Cofen”, complementa.

Até o fechamento desta nota, 3.508 trabalhadores da categoria haviam preenchido o formulário SOS Chuvas. Destes, 1.941 estavam desalojados e outros 236 desabrigados. Do total de afetados, 2.674 são técnicos de Enfermagem, 790 são enfermeiros e 43 são auxiliares. Canoas é a cidade com mais colegas acometidos pelas chuvas: 926. Porto Alegre (618), São Leopoldo (319), Pelotas (219) e Eldorado do Sul (159) também registram alto número de trabalhadores atingidos. A grande maioria dos profissionais (65%) trabalha em hospitais.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181


Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/06/2024
NOTA OFICIAL: Projeto de Lei que equipara aborto a homicídio é mais um ataque cruel aos direitos de meninas, mulheres e pessoas que gestam


13/06/2024
Reduzir o piso constitucional da Saúde coloca em risco o SUS


13/06/2024
Equipe de Enfermagem salva paciente que sofria abuso sexual do pai em UTI


12/06/2024
Pesquisa busca mapear a gestão da experiência do paciente em instituições hospitalares no Brasil. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS