Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/05/2024
SOS Chuvas: orientações de cuidado para trabalhadores em inundações e enchentes



O Ministério da Saúde, através da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), lançou uma nota técnica com cuidados para trabalhadores em situações de inundações e alagamentos. Nas Emergências em Saúde Pública (ESPs), como as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril, os profissionais enfrentam ambientes e processos de trabalho expostos a riscos físicos, químicos e biológicos, que podem resultar em transtornos mentais relacionados trabalho (TMRT). Além disso, as equipes estão expostas a doenças como leptospirose, hepatite A, doenças de transmissão hídrica e alimentar, arboviroses e outras doenças de transmissão vetorial.

Veja abaixo as principais situações enfrentadas e como se proteger:

- Contaminação pela água: A presença de patógenos e outros agentes infecciosos na água gera risco de leptospirose. Para isso, é indicado o uso de botas e luvas de borracha, capa de chuva ou macacão impermeável e óculos de proteção.

- Exposição a produtos químicos e substâncias tóxicas: Águas contaminadas podem conter substâncias nocivas. Nesse caso, o trabalhador deve usar máscaras com filtro para proteção contra vapores químicos e substâncias tóxicas, além de luvas e óculos de proteção.

- Queda em áreas alagadas ou escorregadias: O solo e a superfície molhados e escorregadios aumentam o risco de quedas. Use calçados antiderrapantes, cintos de segurança e dispositivos de amarração.

- Choque elétrico: Em situações de inundações, há risco de água condutiva, tornando a eletricidade ainda mais perigosa. Além de evitar o contato, use botas e luvas isolantes.

- Hipotermia - A redução da temperatura corporal é um risco devido à exposição a baixas temperaturas. Para isso, é essencial a vestimenta de roupas, luvas, toucas, meias com tecnologias impermeáveis e isolantes térmicos.

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/06/2024
NOTA OFICIAL: Projeto de Lei que equipara aborto a homicídio é mais um ataque cruel aos direitos de meninas, mulheres e pessoas que gestam


13/06/2024
Reduzir o piso constitucional da Saúde coloca em risco o SUS


13/06/2024
Equipe de Enfermagem salva paciente que sofria abuso sexual do pai em UTI


12/06/2024
Pesquisa busca mapear a gestão da experiência do paciente em instituições hospitalares no Brasil. Saiba mais!


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS