Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/06/2024
NOTA OFICIAL: Projeto de Lei que equipara aborto a homicídio é mais um ataque cruel aos direitos de meninas, mulheres e pessoas que gestam



É com muita revolta e indignação que o Coren-RS tem acompanhado os desdobramentos em torno do Projeto de Lei (PL) 1904/24, que pretende mudar o Código Penal brasileiro para equiparar o aborto, após 22 semanas de gestação, ao crime de homicídio, quando a gestação for fruto de estupro (caso em que o aborto é permitido pela legislação brasileira). Na prática isso significa que uma mulher estuprada pode ser condenada a uma pena superior à de seu estuprador – a pena máxima para estupro é de até 10 anos, enquanto a de homicídio simples é de até 20 anos. 

Em um claro movimento de retrocesso e tentativa de retirada de direitos, os propositores do PL parecem desconhecer e ignorar as batalhas que mulheres, meninas, pessoas que gestam e suas famílias enfrentam para exercer seu direito ao aborto legal e seguro no nosso país.

Nesta quarta-feira, 12 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para o PL, o que desobriga o texto a passar por discussão nas comissões temáticas da Casa. O Projeto deve ser votado em breve pelo plenário.

A Enfermagem é 85% feminina e convive todos os dias com diversas violências relacionadas ao gênero – seja no ambiente de trabalho, seja em casa. A cada 8 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. O Congresso deveria trabalhar para garantir condições e agilidade no acesso ao aborto legal e seguro pelo SUS, mas está no movimento contrário.

Não podemos revitimizar e criminalizar essas mulheres e meninas, amparadas pela lei. Temos que protegê-las e acolhê-las. Seguimos juntas, lutando pela manutenção de direitos e por avanços. O Coren-RS diz não ao retrocesso!

Coren-RS - Com você, pela Enfermagem

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/07/2024
Inscrições abertas para cursos e oficinas do 26º CBCENF


18/07/2024
Ministério da Saúde unifica prontuário de pacientes do SUS


17/07/2024
Secretaria Estadual da Saúde recomenda atualização da vacinação contra tétano


17/07/2024
Pesquisa: HCPA realiza questionário para avaliar o impacto das enchentes na saúde mental de moradores do RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS