Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/06/2024
Enfermeira Fábia Richter, do RS, recebe Colar do Mérito Acadêmico e conquista assento na ABRASCI
Profissional tem relevantes serviços prestados à população e foi prefeita de Cristal, no sul do estado

A enfermeira do RS Fábia Almeida Richter será condecorada com o “Colar do Mérito Acadêmico” pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). A honraria é concedida a personalidades de destaque nas áreas política, histórica, científica, literária e artística.

Fábia é uma profissional com relevantes serviços prestados à Enfermagem e foi prefeita da cidade de Cristal, no sul do estado, onde foi uma voz ativa na criação e implementação de políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar social.

Sua dedicação e trabalho resultaram em melhorias concretas no sistema de saúde, beneficiando especialmente a população e a Enfermagem. Entre suas ações mais notáveis, destacam-se a implementação de programas de saúde preventiva, campanhas de vacinação em larga escala e a promoção de medidas de segurança sanitária em comunidades carentes.

“Sua habilidade em conciliar seu conhecimento técnico com a prática executiva fez dela uma figura respeitada tanto no campo da saúde quanto na área política”, destaca a ABRASCI, entidade fundada em 1910.

A cerimônia oficial de posse ocorrerá no Museu Nacional, em 05 de julho, em Brasília (DF). Fábia ocupará a cadeira de número 40 do Colegiado de Ciências da Saúde, sucedendo a patronesse Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero.

Quem foi Virgínia?
A enfermeira Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero nasceu em 23 de outubro de 1917. Durante a Segunda Guerra Mundial, inscreveu-se sem o conhecimento da família e foi selecionada.

Matriculou-se no curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército (CEERE) e, após a formação, ficou à disposição do Primeiro Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), cujo contingente total era de 25.334 cidadãos, sendo 67 enfermeiras.

Em 07 de julho de 1944, seguiu para Nápoles, na Itália, como integrante do 2º Grupo (General Diretor de Saúde Marques Porto). Passou pelos hospitais 182th Station General Hospital em Nápoles, 105th Station Hospital em Cevitavecchia, 64th General Hospital em Ardenza, 38th Evacuation Hospital, em Cecina, Florença e Pisa, 16th Evacuation Hospital em Pistóia e 15th Evacuation Hospital em Corvela, todos na Itália.

Após quase um ano de trabalho voluntário na guerra, regressou ao Brasil em 07 de julho de 1945. Em seguida, trabalhou como laboratorista e escriturária no Departamento de Saúde Escolar do Distrito Federal quando, em 1957, as enfermeiras “febianas” foram incorporadas ao Exército Brasileiro. Morreu na cidade de Araruama (PR), em 29 de março de 2023.

Fonte: Ascom Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/07/2024
Inscrições abertas para cursos e oficinas do 26º CBCENF


18/07/2024
Ministério da Saúde unifica prontuário de pacientes do SUS


17/07/2024
Secretaria Estadual da Saúde recomenda atualização da vacinação contra tétano


17/07/2024
Pesquisa: HCPA realiza questionário para avaliar o impacto das enchentes na saúde mental de moradores do RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS