Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/02/2025
Pesquisa aponta desafios e benefícios do Processo de Enfermagem na APS
Compreensão limitada do termo e falta de capacitação adequada dos profissionais são fatores apontados como desafios para implementar os processos nas instituições de saúde


Processo de Enfermagem orienta o raciocínio crítico e o julgamento clínico do enfermeiro

Estudo publicado na Revista Enfermagem em foco mostrou que os enfermeiros possuem conhecimentos limitados em relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e ao Processo de Enfermagem (PE) aplicados na Atenção Primária à Saúde (APS). Realizada por João Felipe Silva e Ana Clara Costa entre março e novembro de 2021, a pesquisa investigou as percepções dos enfermeiros a respeito da execução desses métodos durante o atendimento inicial.

Intitulado Processo de Enfermagem: caracterização da aplicação na Atenção Primária à Saúde, o estudo analisou nove publicações. 100% dos artigos avaliados indicaram que os enfermeiros percebem os métodos SAE e PE como complexos. Desses, 33% afirmaram não receber formação acadêmica adequada para realizar o procedimento, 56% ressaltaram a necessidade de educação permanente e 22% apresentaram insegurança na aplicação da estratégia. Além disso, há confusão entre os dois termos.

Conhecimento limitado (67%), múltiplas atribuições do enfermeiro (55%) e a falta de capacitação dos profissionais (44%) estão entre os fatores apontados como desafios para implementar os processos nas instituições de saúde. A ausência de incentivo, a cobrança dos gestores e a carência de abordagens mais eficientes na formação acadêmica também foram temas de discussão.

Em contrapartida, os enfermeiros observaram o desenvolvimento da autonomia (56%), a melhora na organização do processo de trabalho (33%) e o aumento na qualidade da assistência prestada (33%), quando os processos foram aplicados de forma adequada.

Os resultados da pesquisa não permitem generalizações para outros níveis de atenção, mas indicam caminhos para facilitar a implementação da SAE e do PE em contextos semelhantes.

Acesse a Revista Enfermagem em foco para ler o artigo na íntegra.

Definições

Em 2024, o Cofen atualizou a Resolução 358/09 com a Resolução 736/2024, que diferencia a SAE do PE. O PE é um método
que orienta o raciocínio crítico e o julgamento clínico do enfermeiro e inclui as fases de avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução do cuidado. Enquanto o SAE está relacionada aos aspectos organizacionais necessários para a prática assistencial.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/07/2025
Eleições 2023: profissionais que não votaram nem justificaram no prazo recebem multa eleitoral


04/07/2025
Justiça condena atriz Daniela Escobar a pagar indenização de R$ 50 mil por ofensa a mulheres da Enfermagem


04/07/2025
Reforma Psiquiátrica brasileira será tema de palestra magna no 27º CBCENF


04/07/2025
Está aberta consulta pública sobre dimensionamento de profissionais de Enfermagem


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS