Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

15/11/2009
Comunicado aos Profissionais de Enfermagem e à Sociedade


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul COREN-RS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem a público comunicar que, assim que foi cientificado, mobilizou fiscais, assessores jurídicos e direção com objetivo de acompanhar e apurar a denúncia de que 11 recém-nascidos na maternidade da ULBRA Canoas tinham sido inadequadamente sedados. As suspeitas da autoria desta sedação recaem sobre a técnica de enfermagem Vanessa Pedroso.

O Conselho condena quaisquer atos de profissionais de enfermagem que coloquem em risco o bem-estar e a vida das pessoas, e, por esta razão, trabalha com fiscalização efetiva em todo o Estado. A cobrança do número adequado de profissionais de enfermagem nas equipes de atendimento e o estabelecimento da responsabilidade técnica do enfermeiro gerente do serviço de enfermagem contribuem para a melhor qualidade da assistência  aos usuários dos serviços de saúde e, também, evitam ou deflagram com rapidez situações irregulares, como a que ocorreu no Hospital da Ulbra.

O COREN-RS já realizou visita fiscalizatória na instituição e agendou reuniões para poder melhor analisar as circunstâncias, assim como seu departamento jurídico está de pronto acompanhando o processo para a instauração de sindicância.

O COREN-RS está vigilante e, se confirmada a  responsabilidade da técnica de enfermagem Vanessa Pedroso, a mesma perderá o direito ao exercício da profissão, tendo seu registro cassado.

As equipes de enfermagem são formadas por Auxiliares, por Técnicos e por Enfermeiros, totalizando cerca de 140 mil no Estado. Com conhecimentos e atribuições específicos, têm suas competências profissionais regidas pela legislação e pelo código de ética.

O COREN-RS reconhece o trabalho dignificante de seus inscritos e mais uma vez atesta à sociedade que está alerta para que os maus profissionais sejam retirados do mercado de trabalho. Porque a Enfermagem existe para fazer a vida acontecer. 

\r\n

Maria da Graça Piva
COREN-RS nº 9.499
Presidente

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS