Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/09/2010
RS amplia cuidados devido à dengue tipo 4 no Norte


A confirmação da dengue tipo 4 nos estados do Norte amplia os cuidados de prevenção contra a doença no Rio Grande do Sul. Segundo o coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CVS), Francisco Paz, existe um alerta no país inteiro em relação à dengue, enfatizando a importância da prevenção. "Na região Norte existe uma circulação maior dos outros três tipos de dengue, diferente do RS, onde ela é restrita. Mesmo assim, o alerta é mantido", afirmou o coordenador do CVS. A dengue tipo 4 veio da Venezuela, onde a circulação do vírus é comum.

Francisco Paz destacou que os sintomas dos quatro tipos de dengue são similares. Ela se manifesta, principalmente, pela dor de cabeça, febre durante cerca de sete dias, dores nas articulações e no músculos e atrás dos olhos. Indisposição, perda de apetite, náuseas e manchas vermelhas pelo corpo são outros sintomas da doença. Ele apontou que as pessoas que viajarem para a região Norte e apresentarem os sintomas devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Mesmo assim, com a proximidade dos meses de temperaturas elevadas, o coordenador ressaltou que a população precisa adotar os cuidados contra a proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti. A principal iniciativa é evitar a água parada em potes de plástico, vasos de flores e ralos. Ele ainda destacou que essa é a única maneira de evitar um surto no próximo verão.

Outra medida é não deixar água acumulada em pneus. Para isso, o Estado firmou convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que desenvolve o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. O objetivo é facilitar o recolhimento de pneus velhos. A iniciativa funciona por meio dos chamados Ecopontos. Após o recolhimento, eles têm uma destinação ambientalmente correta.

No local, também é possível deixar outros tipos de entulhos e resíduos recicláveis. Atualmente, já existem Ecopontos, por exemplo, em Porto Alegre, Erechim, Frederico Westphalem, Santa Rosa, Horizontina e Caxias do Sul.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado notificou neste ano 4.495 casos da doença, sendo que 2.808 foram confirmados. Do total, 110 foram identificados como autóctones (quando são contraídos dentro do Estado).

Fonte: Correio do Povo – 16/09/2010

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS