Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

09/02/2011
COREN-RS apresenta resultado da Operação Verão no Litoral Norte


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS), através do seu Departamento de Fiscalização, realizou abordagens fiscalizatórias nas principais Instituições de Saúde do Litoral Norte com objetivo de avaliar os recursos materiais e humanos no atendimento durante o período de verão – estação em que aumenta a demanda dos serviços.

Foram visitadas 27 Instituições em onze Municípios do Litoral Norte: Município de Palmares do Sul: PSF e Pronto Atendimento de Quintão e Hospital São José – Sociedade Beneficente São Jose; Município de Balneário Pinhal: UBS 24 horas Sueli Santos de Souza; SAMU Salvar 192 RS – Base Pinhal e PSF Magistério; Município de Cidreira: UBS de Urgência e Emergência Eva Dias de Mello; Município de Tramandaí: Ulbra Saúde – Hospital Tramandaí; SAMU Salvar 192 RS – Base Tramandaí e UBS Emergência 24 horas; Município de Imbé: UBS Central 24 horas; UBS Mariluz; UBS Albatroz e UBS Santa Terezinha; Município de Xangri-Lá: Posto 24 horas e Posto de Saúde Rainha do Mar; Município de Capão de Canoas: Hospital Beneficente Santa Luzia; Pronto Atendimento médico 24 horas – PAM; SAMU Salvar 192 RS – Base Capão da Canoa; Unidade de Saúde de Capão Novo; Unidade de Saúde de Arroio Teixeira e Unidade de Saúde de Curumim; Município de Arroio do Sal: Unidade de Saúde Central 24 horas; Município de Torres: Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes; SAMU Salvar 192 RS- Base Torres e Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis; Município de Capivari do Sul: SMS de Capivari do Sul- Unidade de Saúde; e Município de Osório: Associação Hospitalar São Vicente de Paulo.

Ao término desta fase da Operação, foi traçado o seguinte panorama das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e da organização do serviço para o atendimento à população: de modo geral todas as instituições possuem recursos humanos de Enfermagem, materiais e equipamentos disponíveis para a assistência aos usuários.

\r\n

Ainda assim, constatamos que alguns Municípios e seus serviços possuem dificuldade para referenciar pacientes de maior gravidade a centros especializados. Na avaliação de nossa equipe de fiscalização isso se deve ao importante déficit organizacional, isto é, falta de administração adequada de tempo e recursos.

No entanto, algumas Instituições se destacam pela qualidade diferenciada no atendimento aos seus clientes, demonstrando a presença de um planejamento estratégico, organização administrativa com profissionais qualificados e empenhados em desenvolver um trabalho de referência. Das 27 Instituições visitadas, onze se destacaram.

As instituições destaque, abaixo listadas, receberão, no dia 18 de fevereiro, uma placa de “Instituição Saudável. A cerimônia de entrega das placas acontecerá juntamente com a inauguração do Escritório Regional do COREN-RS, criado para atender os Profissionais de Enfermagem e instituições do Litoral Norte. 

\r\n

Receberão placas de Instituição Saudável: Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes – Torres; Hospital Beneficente Santa Luzia –  Capão da Canoa; Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis – Torres; Ulbra Saúde – Hospital Tramandaí – Tramandaí; SAMU Salvar 192 RS – Base Tramandaí – Tramandaí; UBS Central 24 horas de Imbé – Imbé; SMS de Capivari do Sul- Unidade de Saúde – Capivari; Associação Hospitalar São Vicente de Paulo – Osório; Hospital São José – Sociedade Beneficente São José - Palmares do Sul; Posto 24 horas de Xangri-Lá – Xangri-Lá; e Unidade de Saúde Central 24 horas – Arroio do Sal.

"Salientamos que este trabalho tem como objetivo dar maior suporte aos Enfermeiros, aos Técnicos e aos Auxiliares de Enfermagem na medida em que negociamos com os gestores das instituições e dos municípios para diminuir o déficit organizacional, possibilitando mais qualidade no atendimento da população", concluiu a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS