Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/08/2012
Frei Betto emociona no 15° CBCENF



Frei Betto no 15° CBCENF

O frade dominicano, teólogo, antropólogo, filósofo, jornalista e escritor Frei Betto palestrou no 15° CBCENF sobre o tema Proteção da Vida e emocionou os congressistas. O Frei, que foi perseguido e torturado durante a ditadura militar, começou sua apresentação contando que a data marcava os 38 anos da morte do amigo cearense Frei Tito de Alencar Lima, que morreu em decorrência da tortura e que está enterrado em Fortaleza.
Na apresentação Frei Betto levou todos por uma viagem objetiva, através de uma descrição cientifico-poética da criação e da evolução da vida e depois por uma viagem subjetiva, onde todos foram convidados a fazer uma meditação intitulada ecologia interior, que provocava a seguinte questão: o que estamos fazendo para sermos dignos desta vida.
Betto observou que hoje em dia as crianças não são mais quietas e comportadas nas escolas, mas contestadoras e algumas vezes até violentas. Salientou que isto é decorrência das grandes transformações que estamos vivendo por causa da transição da Modernidade para a Pós-modernidade e a conseqüente mudança de paradigma. A última transição deste tipo foi há cinco séculos e trouxe grandes revoluções. Como o paradigma muda, a referência muda e com referências diferentes não existe diálogo possível. Segundo o Frei Betto, temos que lutar para que o paradigma desta nova época não seja a total mercantilização do indivíduo e da vida, fonte de guerras, assassinato em massa, pobreza e desigualdade e sim o respeito pelo ser humano e pela natureza, com equilíbrio e harmonia. O ser humano é quem dá significado as coisas. São os olhos da humanidade que contemplam a vida, é a nossa mente a única que tem a capacidade reflexiva. “Precisamos lutar contra a “globocolonização” do modelo de civilização anglosaxônico, consumista e hedonista e construir a globalização do amor, do respeito pela vida e pelo indivíduo”, concluiu Betto.

 

Texto: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS